O Rei Charles III quebrou a tradição ao gravar sua mensagem de Natal deste ano em um local inusitado: a Capela de Fitzrovia, no centro de Londres. O espaço, anteriormente parte do Middlesex Hospital até sua demolição em 1924, é hoje utilizado para meditação, eventos e celebrações inter-religiosas.
A escolha marca uma mudança em relação aos discursos anteriores, tradicionalmente realizados nos Palácios de Buckingham ou Windsor.
Em comunicado oficial divulgado na segunda-feira, 23, o Palácio de Buckingham explicou a escolha do local: “Neste ano, o Discurso Natalino do Rei foi filmado na Capela de Fitzrovia… conectando diversas comunidades de todas as religiões, ou até mesmo as sem religião”. Em 1928, o avô de Sua Majestade, o Rei George VI, fez parte da fundação do prédio.
Árvore especial
O anúncio também destacou a decoração especial, com uma árvore de Natal doada ao Croydon BME Forum e ao projeto “Can You C Me?” da Macmillan Cancer Support. A árvore será transferida ao Royal Trinity Hospice, conhecido como o hospital psiquiátrico mais antigo do Reino Unido.
A decisão de Charles é a primeira em mais de uma década em que a gravação não ocorre em propriedades da realeza. A última vez foi em 2006, quando a Rainha Elizabeth II gravou na Catedral de Southwark.