Em eventos de relevância histórica, é comum observar membros da família real britânica adornados com uma flor vermelha sobre o peito. Em 25 de abril de 2019, por exemplo, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e o príncipe Harry participaram de uma cerimônia na Abadia de Westminster, local onde Kate e o príncipe William se uniram em matrimônio em 2011, para celebrar o Dia de Anzac. Mas qual é o significado desse adorno?

Publicidade

A flor vermelha, uma papoula silvestre artificial, carrega um profundo simbolismo ao ser utilizada em duas ocasiões anuais pela realeza: o Dia da Memória, em 11 de novembro, e o Dia de Anzac, em 25 de abril. Essas datas são importantes no calendário da Comunidade Britânica por prestarem tributo aos soldados caídos em combate.

O Dia da Memória homenageia os militares que perderam suas vidas durante a Primeira Guerra Mundial. A data marca o armistício assinado em 11 de novembro de 1918 entre os Aliados e o Império Alemão. Durante as celebrações, é comum observar um ou dois minutos de silêncio às 11 horas da manhã, segundo o portal Mulher.

A tradição da papoula vermelha vem da década de 1920 – Getty Imagens

Já o Dia de Anzac presta homenagem aos combatentes das forças armadas australianas e neozelandesas que lutaram na Campanha de Gallipoli em 1915 contra o Império Otomano, também durante a Primeira Guerra Mundial. A sigla “Anzac” refere-se ao Corpo do Exército Australiano e Neozelandês.

Tradição antiga

A tradição do uso da papoula começou em 1921 e é associada a um poema célebre da época da Primeira Guerra Mundial intitulado “In Flanders Fields”, escrito por John McCrae. A flor é usada no lado esquerdo do peito, próximo ao coração, refletindo seu significado emocional e histórico.

Publicidade

O príncipe Harry, conhecido por seu serviço militar no Iraque e no Afeganistão, usava distintivos militares junto à papoula nas cerimônias comemorativas. Entre suas condecorações estão a medalha da campanha no Afeganistão, além das medalhas comemorativas do jubileu de ouro e diamante da rainha Elizabeth II. O distintivo que ele porta ao redor do pescoço indica sua posição como comandante cavaleiro da Real Ordem Vitoriana.

Mais em