Líderes políticos, autoridades internacionais e membros da realeza marcaram presença no funeral do Papa Francisco, realizado no último sábado, 26 , no Vaticano.

Além de reunir chefes de Estado e religiosos, o evento tornou-se também uma vitrine discreta de elegância. Marcado por escolhas estilísticas alinhadas à sobriedade exigida pela ocasião, com forte presença de grifes de luxo internacionais.

Veja os detalhes

A Princesa Charlene, de Mônaco, surgiu com uma composição clássica e assinada pela Prada. Ela elegeu um vestido midi em Cady preto da maison italiana, com meia-calça, saltos finos e uma bolsa de couro escovado, tudo da mesma grife. A escolha reforçou a estética minimalista, característica da princesa.

Já a Rainha Rania, da Jordânia, destacou-se ao combinar peças de duas maisons de peso. Optando por uma jaqueta estruturada da Alaïa, juntamente com uma saia esvoaçante de cintura alta da Dior, criando uma silhueta elegante e moderna. Todavia, a monarca elegeu saltos clássicos da Christian Louboutin.

Rainha Rania, da Jordânia e Rainha Letizia, da Espanha para a cerimônia fúnebre – Reprodução/Getty Images

Por sua vez, a Rainha Letizia, da Espanha, apostou em um vestido também no modelo midi preto. Para complementar o visual, a rainha elegeu acessórios de diversas grifes consagradas. Uma bolsa estruturada da Carolina Herrera, sapatos escarpins da Nina Ricci e óculos escuros da Boss.

Por fim, representando a Dinamarca, a Rainha Mary apostou em peças da marca escandinava Andiata, conhecida por seu estilo atemporal e refinado. Além disso, ela completou o conjunto com saltos da grife italiana Gianvito Rossi e uma bolsa clássica da britânica Mulberry.

A cerimônia fúnebre

O pontífice, que liderou a Igreja Católica de 2013 até sua morte, em 21 de abril de 2025, faleceu aos 88 anos. O funeral de Francisco aconteceu no último dia 26, com uma cerimônia que reuniu mais de 200 mil pessoas, além de líderes religiosos, chefes de Estado, a sociedade civil também esteve presente.

Pela primeira vez em 100 anos, o sepultamento foi feito na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, Itália. Por outro lado, o percurso entre os dois pontos tem cerca de seis quilômetros e todas as ruas foram fechadas, de modo que fez o público ver o cortejo apenas de longe.

Mais em