Você entra em uma loja de roupas, gosta de uma peça e a pega no tamanho que você acha adequado para seu corpo. Então, você experimenta e vê que ficou grande ou pequeno demais e não entende nada!
Isso acontece desde 2012, quando a norma de referências de corpos femininos para tamanho de roupas foi revogada, e ficamos à mercê da modelagem de cada marca. Então, os centímetros do P, M e G ficaram sob entendimento de cada loja.
Nova norma da ABNT para padronizar o tamanho de roupas femininas
Agora diga adeus à esse problema de modo frequente! A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) aprovou uma nova norma para padronizar o tamanho de roupas femininas, considerando dois dos cinco principais biotipos das brasileiras, tornando muito menor a margem de erro dos tamanhos.
+++ Juliette usa vestido de paetê prata do ombro aos pés para live de final de ano da Lancôme
Para chegar a esse resultado não foi nada fácil. Foram precisos nove anos de pesquisa para escanear os corpos de mais de 10 mil mulheres em todos os cantos do país, em tamanhos que variavam do 34 ao 62.
Essa norma não acontecerá na prática tão rapidamente, até porque as marcas não serão obrigadas a cumprir a novidade. Mas, já são bons passos, não é mesmo?