A moda “feita à mão” foi além da alta-costura e ganhou destaque nos desfiles ready to wear nas temporadas de moda de 2015/2016. Tommy Hilfiger, por exemplo, abriu espaço em sua coleção de verão para peças de crochê, ricas em detalhes e impecáveis no acabamento. A tendência é apostar no artesanal. O tricô, feito à mão ou na máquina, também se encaixa nessa categoria e são necessárias horas de dedicação e preciosismo para transformá-lo em uma peça. Apesar de a principal matéria-prima do tricô ser a lã, ele pode ser usado o ano inteiro – até nas estações mais quentes – e vai do lazer ao trabalho. Confira as dicas da consultora de moda Camila Diniz e inspire-se em looks fashionistas.
Os vestidos de tricô são apostas certeiras tanto para compor um look despojado como para ocasiões que exigem formalidade. O que vai fazer a diferença são os acessórios, o comprimento e os pontos utilizados ao tecer. “Tramas mais fechadas remetem, em geral, a um visual formal e discreto”, avalia Camila Diniz. As peças em estilo boho serão o hit do verão.
Para a produção circular no ambiente corporativo, o grande truque é combinar o tricô com peças tradicionais como camisas e calças de alfaiataria ou misturar texturas, como na foto abaixo: tricô + couro. Azul marinho, verde musgo e cinza garantem a neutralidade do look. Dica: dobrar a manga da blusa com a camisa adiciona modernidade e criatividade ao visual.
Nesse caso vale apostar em vários formatos, estampas e modelagens. Para tirar a produção do básico, os detalhes são importantes. Invista em maxi colares, golas estilizadas e até em uma mistura de formal e informal, com calça jeans destroyed, camisa e pulôver. Se a peça for muito longa ou ampla, é indicado usar um salto para alongar a silhueta.
O ideal para o verão são tramas ralas e abertas, com cores cítricas ou claras, como nude, branco, bege e tons pastel, que retêm menos calor”, afirma Camila. O tricô levinho – bem boho – tem a cara do verão.
O maxitricô é uma ótima opção para quem quer inovar. Com muito volume e texturas inusitadas, rouba a cena por si só. Por isso, a combinação pode ser feita com peças neutras, como o jeans, ou calça social.
“Os acessórios de tricô (cachecol, luvas e gorros) nunca saem de moda e são uma alternativa para incrementar o look”, afirma a consultora de moda. Como são itens casuais, para compor uma produção formal, opte por cores neutras e texturas simples que permitam coordenar as peças mais facilmente com a roupa.