A Gucci, uma das marcas de luxo mais prestigiadas no meio fashion, está explorando uma técnica inusitada e um pouco controversa em suas roupas.
A grife italiana está vendendo roupas com o aspecto sujo propositalmente em sua nova coleção masculina outono/inverno 2020 e as peças tem causado incômodo em fashionistas que se recusam a vestir roupas amassadas ou desbotadas.
Um dos modelos vendidos no site é uma calça jeans, com uma modelagem comum e pontos esverdeados na altura do joelho, simulando manchas de grama. O modelo descrito está sendo vendido por 770 dólares (cerca de 4,200 reais).
“Esta calça jeans de perna larga é feita de algodão orgânico tratado especificamente para um efeito manchado e desgastado”, descreveu a marca no site.
Segundo a marca, a proposta é recriar peças que misturam lavagens fora do convencional: “A Gucci explora novas abordagens sobre o tecido cult, reinterpretando-o com diferentes designs e técnicas de lavagem que confundem a linha entre o vintage e o contemporâneo”.
Esta não foi a primeira vez que a marca decidiu comercializar produtos com aspecto envelhecido, desgastado ou manchado. No ano passado, a Gucci lançou um tênis amarelado, custando 870 dólares (cerca de 4.800 reais).
A adoção de novos modelos de roupas de grife com aspecto envelhecido tem causado debate e dividiu opiniões que discutem se a marca está explorando a romantização da pobreza.