moda   / Mudanças

Repense seu guarda-roupa! Aproveite a quarentena e acompanhe passo a passo de como desapegar de peças conscientemente

Veja como arrumar seu guarda-roupa pode ser uma tarefa revigorante durante quarentena

MANEQUIM Publicado terça 7 abril, 2020

Veja como arrumar seu guarda-roupa pode ser uma tarefa revigorante durante quarentena
Aproveite a quarentena e acompanhe passo a passo de como desapegar de peças conscientemente - Pixabay

Sabemos que o isolamento é uma medida essencial para conter a disseminação do novo coronavírus no Brasil. Mas que tal aproveitar esse tempo de sobra em casa para fazer uma limpa no guarda-roupa?

Isso só lhe tratá benefícios: além de se manter ocupada durante a quarentena, você ainda ajudará o próximo com peças que não devem mais fazer parte do seu armário, além de voltar revigorada e mais estilosa quando esse período conturbado acabar.

Muitas vezes, essa pode não ser uma missão tão fácil assim. Por isso, a colunista Ana Aoun, da página Universa, do UOL, elaborou um roteiro para te ajudar nesse momento especial.

Confira as dicas da jornalista!

1- Prepare-se emocionalmente

Todos nós temos peças que nos remetem a determinado período da nossa vida, ou um dia em especial. Ana cita que o ato de desapegar não se refere somente ao número que peças que irá sair de seu guarda-roupa. Por isso, prepare-se antes de começar a mexer em suas roupas, bolsas e sapatos. É como revirar seus álbuns de fotografia. Sinta cada roupa, guarde com carinho a lembrança, e desapegue pensando que ela também poderá fazer alguém feliz.

2- Cuidados com seu espaço

É importante você pensar que seu guarda-roupa deve ser um lugar convidativo para que você abra e se sinta a vontade olhando as peças que tem. Por isso, deixe o desejo de arrumar seu armário chegar! Não faça às pressas. Como o processo pode ser demorado, separe um tempo livre na sua rotina, abra a janela, arranje uma boa bebida e petiscos de sua preferência, e finalmente comece a arrumação.

Dica especial: a musa Fernanda Paes Leme comanda um programa incrível no canal GNT, chamado Desesngaveta. Já ouviu falar? Nele, a apresentadora visita o closet de alguns famosos nacionais que estão dispostos a doar grande parte de suas peças. E é aí que entra a melhor parte: o público pode comprar essas roupas através da loja do programa na internet, e toda a renda é destinada a uma instituição de caridade. Tenho certeza que, depois do programa, você terá uma grande vontade de organizar seu guarda-roupa!

3- Seja sua própria inspiração

Como dito, o apego pelas peças pode ser um empecilho durante o processo de desapego. Por isso, pense nos seus objetivos, pense onde você quer chegar ao final desta arrumação. Quer manter simplesmente seu guarda-roupa mais arrumado? Quer atualizar seu estilo? Você pode colocar isso no papel e reler sempre que precisar.

4- Vá por partes

Não crie uma bagunça mental e física durante o processo! Você pode ir por peças ou setores do guarda-roupas. Comece arrumando as blusas de frios, em seguida organize as calças e pule para os shorts, por exemplo. Esse passo é essencial. Caso queira, você pode repensar a dinâmica do seu armário e mudar as peças de lugar.

5- Prove suas roupas

Não tem jeito: você deve experimentar o que tem, principalmente o que está no fundo do armário há meses ou até anos. Confira se a roupa realmente veste bem no seu corpo. Seja fiel ao seu estilo. Se pensar que a roupa está ultrapassada, tire ela do seu guarda-roupa. Uma dica é utilizar lingeries básicas e funcionais. Isso facilitará o processo.

6- Adote alguns critérios

A colunista Ana Aoun listou algumas medidas que poderão te ajudar na hora de decidir entre tirar ou manter a peça no seu armário. Verifique a numeração da roupa, a cor e o material. Veja propósito na peça e pense se ela se encaixa no seu dia a dia. Se você não está acostumado com grandes arrumações, pensei bem quanto as peças mais elaboradas. Reflita sobre o tempo de uso daquele modelo e verifique-se de que a roupa não está gasta ou manchada demais, por exemplo. Por fim, pense no período em que estamos vivendo. Se a modinha ficou ultrapassada, repense se vale a pena ficar com a peça, ou não.

7- Separe suas peças em três montes

Conforme você vai arrumando suas roupas por setor, vá distribuindo-as em três montes: o das peças que você vai usar, o das peças que você deve consertar ou ajustar, e o das peças que você vai tirar do seu guarda-roupa, podendo doar ou até mesmo vendê-las.

Gostou? Boa arrumação!

Último acesso: 26 May 2020 - 04:13:11 (1042497).