Nesta quinta-feira, 10, rumores que circulavam no universo da moda se concretizaram com o anúncio da aquisição da icônica marca Versace pelo Grupo Prada. O valor do acordo foi estabelecido em 1,25 bilhão de euros, equivalente a aproximadamente 1,4 bilhão de dólares.

Patrizio Bertelli, presidente e CEO do Grupo Prada, expressou sua satisfação com a nova adição à sua empresa. Em um comunicado oficial, ele destacou: “Estamos muito felizes em receber a Versace no Grupo Prada e em construir um novo capítulo para uma marca com a qual compartilhamos um forte compromisso com a criatividade, o artesanato e a herança. 

“Nosso objetivo é dar continuidade ao legado da Versace, celebrando e reinterpretando sua estética ousada e atemporal. Além disso, pretendemos proporcionar uma plataforma robusta para a marca, sustentada por anos de investimentos contínuos e por relacionamentos sólidos. Nossa organização está preparada para escrever uma nova página na história da Versace, inspirando-se nos valores do Grupo e mantendo um enfoque rigoroso e confiante nas operações”, disse a Prada em comunicado.

A venda da Versace foi motivada pela decisão da Capri Holdings, que também possui as marcas Michael Kors e Jimmy Choo, de colocar a marca no mercado após a fusão com a Tapestry (controladora da Coach, Kate Spade e Stuart Weitzman) ter sido bloqueada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) em novembro passado. 

Compra anterior

É importante ressaltar que a Capri, na época conhecida como Michael Kors Holdings, adquiriu a Versace em janeiro de 2019 por um valor superior a 2,1 bilhões de dólares.

No dia 13 de março deste ano, a Versace anunciou que Donatella Versace deixaria seu papel como diretora criativa para assumir a função de embaixadora da marca. 

Esta mudança ocorre quase três décadas após Donatella ter assumido o comando criativo da casa em 1997, após o falecimento de seu irmão Gianni Versace. Dario Vitale foi nomeado como o novo diretor criativo da maison italiana, marcando a primeira vez que esse cargo é ocupado por alguém fora da família Versace.

Mais em