O streetwear é tendência mundial e diversas pessoas já se renderam à ela. Jade Picon, Rosalía e Bruna Marquezine são algumas das celebridades que vez ou outra aparecem desfilando seus looks dentro do estilo e não é para menos, já que ele tem tudo a ver com a forma de expressão de cada um. Convidamos a Stylist Lara Fernandes para comentar um pouco sobre essa trend e ela aponta: sua importância é muito maior do que parece.
Sucesso desta temporada que conquistou Bruna Marquezine, Jade Picon e até Rosália, o viés social e sustentável se consolida na moda!
“O streetwear tem grande relevância na moda atual e passou a influenciar bastante na forma como valorizamos o estilo casual e descontraído. Foi algo que se originou nas ruas de grandes cidades, especialmente nos Estados Unidos, mas suas características únicas voltadas para elementos do hip hop, skate e moda urbana já conquistaram todo o mundo. Isso é algo evidente, já que grandes marcas têm incorporado esses elementos nas coleções e, mais atualmente, tem sido também incorporado a outras peças, como as lingeries, que são uma grande aposta para esta estação”, afirma ela.
Além de ser visto como uma forma de expressão, este estilo também se adapta a diferentes culturas e tradições. Lara atribui isso ao fato da moda ter se tornado mais inclusiva: “Ele se adapta muito bem a vários lugares porque acaba sendo mesclado com o que já é culturalmente usado, sendo também um lugar de manifestação. Isso é diversidade, né? O mundo precisa focar nisso, não existe mais espaço para segmentação em nenhum âmbito. Além disso, percebo que muitos se preocupam com uma moda mais sustentável e o streetwear responde bem a essa necessidade. O uso de materiais reciclados ou orgânicos, que muitas marcas têm adotado, tem impacto direto nisso”, reflete a stylist. Multifacetada, ela também é empreendedora e mãe, o que faz com que sua rotina seja agitada, mas nem por isso Lara deixa de seguir o que está em alta. “Gosto de estar por dentro de tudo e, por isso, posso afirmar que o streetwear dominou todos os espaços. Aliás, as mídias sociais foram fundamentais para disseminá-lo e mostrar novos talentos nessa área. Isso é ótimo porque torna tudo mais acessível e de fácil divulgação, mas ainda vejo como um grande desafio a questão da sustentabilidade e a necessidade de inovação constante”, diz. Lara completa apontando que as collabs, como são chamadas as colaborações entre empresas e artistas, são uma força impulsionadora dessa cultura: “Isso ajuda a unir elementos da moda com a cultura urbana, o que promove um diálogo criativo entre diferentes áreas. Acredito que o streetwear continuará evoluindo, sendo influente e popular. Caso a moda se torne mais sustentável, isso levará uma conscientização ainda maior no âmbito social e ambiental, as tendências serão mais focadas na individualidade e personalidade de cada um, permitindo que as pessoas se expressem de forma livre e criativa”, finaliza.