Gustavo Silvestre e Ponto Firme farão desfile inédito no Museu do Ipiranga

Gustavo Silvestre e Ponto Firme em parceria com Círculo Reprodução/Danilo Sorrino

Para celebrar sua décima participação na São Paulo Fashion Week. O estilista Gustavo Silvestre, com seu projeto social Ponto Firme, escolheu o Museu do Ipiranga como cenário para o lançamento de sua coleção Verão 2025. 

Publicidade

Considerado um dos mais modernos museus da América Latina, o espaço servirá de palco para um desfile que promete ser uma verdadeira celebração da moda e da cultura brasileira.

O evento será na próxima segunda-feira, 14, às 15h30min, e apresentará 40 looks exclusivos, todos feitos com o inovador “tecido de crochê”, desenvolvido com fios Cordonê da Círculo e paetês sustentáveis.

Entretanto, Silvestre, que já surpreendeu ao desfilar no Edifício Copan na edição anterior, continua a tradição de usar espaços públicos marcantes da cultura brasileira. “Queremos criar uma experiência única que vá além de uma simples passarela, conectando o público com a riqueza cultural do Brasil”, explica o estilista. Para o Museu do Ipiranga, o desfile representa uma oportunidade de ampliar o diálogo entre moda, cultura e história, como destaca Paulo Garcez Marins, diretor do Museu Paulista.

O desfile

O desfile contará com a participação de modelos que percorrerão a área externa do museu, e terá como destaque a estreia da apresentadora e influenciadora Maya Massafera. A grande estrela da coleção será o “tecido de crochê”, resultado de quase uma década de pesquisa de Silvestre

Publicidade

Vale lembrar ainda que o crochê, tecido com paetês sustentáveis, será visto em vestidos, macacões, saias e tops, mostrando o compromisso com a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais descartados pela indústria. Este trabalho 100% manual utiliza materiais variados, incluindo o fio Cordonê da Círculo, que proporciona brilho e estrutura às peças.

Cada peça pode envolver até nove profissionais e levar cerca de 500 horas para ser finalizada, com 450 metros de fios e 2,8 mil paetês recicláveis usados em sua produção.

A Círculo, parceira de Silvestre desde o início do projeto Ponto Firme, celebra o desfile como uma oportunidade de mostrar o imenso potencial do crochê na moda. Além, de seu papel na valorização da diversidade cultural e do trabalho artesanal no Brasil.

Publicidade

Gustavo Silvestre e Ponto Firme

Além do desfile, Gustavo Silvestre anunciou a abertura de um showroom exclusivo e um ateliê, onde será possível adquirir peças da marca.

Conhecido por suas criações apresentadas em eventos internacionais, como a Paris Fashion Week, e por vestir celebridades como Ivete Sangalo e Anitta, o estilista aproveita a visibilidade do SPFW para conscientizar sobre a importância da moda autoral.

Entretanto, ele critica a prática de cópias não autorizadas de suas criações. Assim, destacando que isso desvaloriza o trabalho manual e o impacto social gerado pelo projeto Ponto Firme.

Publicidade

Silvestre reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto social através de seu crochê. Com o propósito,  que cada ponto representa uma transformação social, ambiental e econômica

Para o Círculo, é muito importante ter o Gustavo e a Ponto Firme que tem a parceria desde 2015 e seguem juntos em diferentes projetos. “É incrível ver como o Gustavo Silvestre trabalha com o crochê, trazendo inovação, modernidade, criatividade, sustentabilidade em looks conceituais e comerciais. Além disso, é preciso destacar o importante papel social do Ponto Firme, que gera oportunidades e transforma vidas através do trabalho manual”, diz Osni de Oliveira Junior, CEO da Círculo.

A marca Gustavo Silvestre, que já exportou para países como Arábia Saudita e Espanha, continua a conquistar reconhecimento internacional, e eventos como o SPFW são vitrines importantes para expandir seu impacto global.

Publicidade
Gustavo Silvestre e Ponto Firme em parceria com Círculo
Reprodução/Danilo Sorrino