Amadas por alguns e incômodas para outros, as etiquetas das roupas são vistas como uma forte aliada quando se trata da longevidade e durabilidade das peças. Compreender e interpretar corretamente todas as informações contidas nas etiquetas pode impactar positivamente a experiência de compra e o uso das peças.

A Lei exige que seis informações obrigatórias estejam presentes em todas as etiquetas regulamentadas. Entre essas informações, destacam-se a identificação ou nome da marca, o CNPJ da empresa, a origem de fabricação da peça, o tamanho da peça, a composição do material do tecido e os cuidados para a conservação e limpeza, apresentados em símbolos ou texto.

De acordo com Karine Liotino, CEO da plataforma Etiqueta Certa, especializada em conformidade regulatória de etiquetas para produtos têxteis, “nem sempre os cuidados essenciais com a peça são feitos de maneira correta pelos consumidores, uma vez que muitos desconhecem as informações relacionadas à matéria-prima da roupa e não sabem interpretar adequadamente os símbolos de conservação e lavagem”.

Entenda os símbolos

Símbolo de passar a ferro: Quando um ponto é indicado dentro do desenho, a peça pode ser passada a uma temperatura de no máximo 110ºC. Dois pontos significam que a temperatura deve ser de até 150ºC. Três pontos indicam que a peça pode ser passada a até 200ºC. Se um “X” estiver presente, o ferro não deve ser utilizado. Quando a temperatura ultrapassa o limite recomendado, as fibras podem ressecar e se tornar ásperas, causando danos irreversíveis.

Símbolo de secagem: Quando um ponto é indicado dentro de um quadrado, a peça pode ser levada à máquina de secar. Dois pontos indicam que a secagem deve ser feita na secadora, mas com temperatura normal. Se houver um “X”, a secagem em máquina é proibida. Quando houver um traço vertical, a secagem deve ser feita com a peça pendurada. Com dois traços verticais, a peça deve ser pendurada sem torcer. Um traço horizontal significa que a secagem deve ser feita em plano, e dois traços horizontais indicam que a peça não pode ser torcida. Além disso, um traço diagonal na ponta superior esquerda, presente em símbolos de secagem plana ou vertical, indica que a secagem deve ocorrer à sombra.

Símbolo de alvejante: Representado por um triângulo, esse símbolo indica o uso de alvejante. Se a peça for de algodão branco, pode-se utilizar alvejante, se necessário. Os traços diagonais permitem o uso de branqueador com oxigênio, enquanto o “X” por cima do triângulo proíbe o uso de qualquer tipo de branqueador.

Símbolo de lavagem: O símbolo sempre vem acompanhado de um número que indica a temperatura máxima da água em que a peça de algodão pode ser lavada sem sofrer danos. Quando o símbolo não possui traços abaixo, a peça pode ser lavada no ciclo normal. Um traço indica que a lavagem deve ser feita em ciclo delicado, e dois traços significam que a lavagem deve ser feita em ciclo delicado sem torcer. O símbolo de uma mão dentro de uma tina indica que a peça deve ser lavada manualmente, enquanto o “X” significa que a lavagem à máquina é proibida.

Sobre Etiqueta Certa

Lançada em 2017, a Fashion Tech Etiqueta Certa foi criada para toda a cadeia da moda, da fiação ao vestuário. Com mais de 400 mil etiquetas produzidas, e atendendo a milhares de clientes no mundo todo, a Etiqueta Certa é líder em compliance técnico para a indústria têxtil e de vestuário.

Mais em