Desenhar figurinos dignos de um conto
de fadas é uma tarefa extraordinária, mas não para a figurinista Jacqueline
Durran, que realizou com tranquilidade a função.

Publicidade

 Seu departamento, formado por
bordadores, chapeleiros, joalheiros, pintores e artistas têxteis, começou a
trabalhar três meses antes do início das filmagens.
Isso se deve, em parte, ao desafio que eles se propuseram de desenhar e
criar figurinos éticos e sustentáveis a partir de tecidos ‘fair trade’ (ou
seja, que utiliza materiais orgânicos de fornecedores que remuneram seus
funcionários com um salário justo e levam o meio-ambiente em consideração), alvo
esse que foi alcançado.

 Além disso, preocupados com os
recursos naturais, o departamento trabalhando em conjunto com a Eco Age e a
Green Carpet Challenge utilizou tintas naturais e de baixo impacto (descartando
com cuidado toda e qualquer água residual).

Publicidade

 A história se passa em um local e
época específicos – a metade do século 18 na França –os cenários, adereços,
figurinos, cabelo e maquiagem foram todos autênticos em relação ao momento que
é contada a história. Como se trata de um conto de fadas, houve liberdade para
a interpretação visual do período para gerar um visual de certa forma original.

 Jacqueline desenhou tudo desde os figurinos dos camponeses para todos os
aldeões até os elaborados vestidos longos de baile usados por 35 debutantes no
baile do príncipe, mas o seu principal obstáculo foi criar o vestido que Bela
veste quando dança com a Fera no salão de baile do castelo. Devido à associação
emblemática com o vestido amarelo e a personagem, o processo de design foi
longo, envolvendo diversas discussões em relação ao seu visual, cor e o
material utilizado.

Publicidade

 “A ideia sempre foi fazer o vestido amarelo em nosso filme, como uma
homenagem à animação”, diz a figurinista. “Nós tentamos reinterpretá-lo e dar um
pouco mais de substância adicionando mais texturas e fazer com que parecesse um
figurino da vida real”. No final, o vestido, que levou mais de 12 mil horas
para ser feito, foi criado a partir de camadas múltiplas de cetim organdi
levíssimo tingido de amarelo (55 metros no total), que foi cortado de modo
geral em formato circular e precisou de 915 metros de fio. As duas camadas
superiores foram estampadas com folhas de filigranas douradas em um padrão que
acompanhava o piso em estilo Rococó do salão de baile e foi acentuado com 2.160
cristais Swarovski.

Publicidade

 A elegância e suntuosidade do figurino não ficou apenas por conta da
Princesa. Os trajes que o Príncipe usou na sequência de abertura do filme, um
casaco e um colete adornado com milhares de cristais Swarovski foram criados
por Jacqueline, escaneados pelo departamento de efeitos visuais e aplicados a
Fera gerada pelo computador.

 

Publicidade