Quando a década de 1970 chegou com tudo no mundo da moda, as franjas foram uma das primeiras marcas da época a dar as caras. Primeiro nas bolsas, depois nos sapatos, e logo o guarda-roupa inteiro estava tomado pelo acabamento cheio de bossa: vestidos, camisas, blusas e saias entraram na dança.
+ Acerte no look de inverno usando poncho
Apesar de ter tudo a ver com a onda boho – que resistiu ao verão e chegou no inverno com tudo -, engana-se quem pensa que as franjas são, necessariamente, desse visual. Segundo a terapeuta de guarda-roupa e consultora de moda do eModa Showroom, Theresa Rachel, o detalhe também tem passe livre para festas: “Aplicações no decote ou nas saias emprestam charme e sofisticação ao visual – por serem verticais, as franjas criam um efeito alongador”, ensina.
No dia a dia, as franjas podem ir do trabalho ao cinema com as amigas sem medo. Escolha a peça que você mais se identifica e invista! “Para aderir à tendência mais facilmente, os acessórios são o melhor caminho. Um brinco, bolsa ou bota franjada podem dar mais estilo – as misturas sempre dão um ar mais moderno ao look”, diz Theresa. “Os coletes de franjas valem o investimento, são fáceis de coordenar e transformam qualquer look básico em algo mais interessante”, completa. Mas, seja no dia ou a noite, é necessário ter cautela para não criar uma produção caricata ou que não valorize o seu biotipo. Evitar as aplicações em áreas que já são volumosas é o primeiro passo para não errar. “Utilizar apenas uma peça com franja por look está de bom tamanho, também é possível coordenar com acessórios para dar um toque especial. Só não pode exagerar!” alerta a expert.