Aprenda a lavar tecidos delicados

Alguns materiais, como seda, veludo e lã, merecem cuidados especiais na hora de higienizar e guardar. Confira as dicas preciosas de Ricardo Monteiro, expert da Quality Lavanderia

Manequim digital Publicado segunda 10 outubro, 2016

Alguns materiais, como seda, veludo e lã, merecem cuidados especiais na hora de higienizar e guardar. Confira as dicas preciosas de Ricardo Monteiro, expert da Quality Lavanderia
Aprenda a lavar tecidos delicados - Shutterstock
Paetê lavagem
Geralmente é costurado em um tecido. Por isso, deixe de molho na água fria com detergente neutro. Para secar, pendure em local fresco e ventilado. Importante: não passe a ferro! 
Armazenamento
A peça pode ser guardada dobrada ou pendurada em um cabide. Mas, em ambos os casos, deve-se embalar a roupa em uma capa de TNT ou colocá-la do avesso para não enroscar. Assim também evita-se a quebra de paetês ou que eles puxem o fio de outro tecido. 
Dica do expert
Jamais esfregue ou torça peças com paetês. Eles podem amassar, quebrar ou ter a tintura removida. 

Seda lavagem
Lave à mão, usando detergente neutro. Dissolva o detergente na água e coloque a seda de molho por cerca de 30 minutos. Em seguida, enxágue com água em abundância e, por último, adicione um pouco de amaciante.Seque a peça à sombra, pois o atrito da secadora pode danificá-la.
Armazenamento
Pendure em cabides ou em sacos ventilados.
Dica do expert
Nunca embale as peças a vácuo, pois há risco de estragar as fibras e a roupa pode ficar marcada. 

Couro lavagem
O couro liso pode receber uma limpeza básica com pano úmido ou com produtos de higiene e hidratação, à venda em lojas especializadas. 
Armazenamento
A forma de conservação é fundamental! O ideal é guardar a peça limpa dentro de uma capa de TNT e em local seco. 
Dica do expert
A umidade acelera a proliferação de fungos e danifica o tingimento. Portanto, ao menos uma vez por mês, recomenda-se retirar a peça de couro do armário e deixá-la em um local fresco e arejado. 

Veludo lavagem
O veludo cotelê pode ser lavado normalmente na máquina com sabão em pó ou líquido. Entretanto, não use secadoras ou estufas porque o tecido encolhe – para secar, pendure a roupa em local fresco e arejado. Já o veludo alemão só pode ser lavado a seco, portanto, opte pelo serviço de uma lavanderia.
Armazenamento
Coloque a peça no cabide, virada pelo avesso, para aumentar a sua durabilidade. DICA DO EXPERT Pendure a roupa em um cabide grande e largo, para não deformá-la. 

Tricô e crochê 
Lavagem
O ideal é que as peças sejam lavadas manualmente e deixadas de molho com detergente neutro. Não torça nem centrifugue para não deformar. Remova a água por compactação, em forma de bolo – o excesso de umidade pode ser retirado enrolando a peça em uma toalha felpuda. A secagem deve ser feita sobre uma tela na horizontal, em local fresco e arejado. 
Armazenamento
Guarde as malhas dobradas, nunca penduradas. Se ficarem muito tempo sem uso, coloque-as dentro de um saco de TNT. 
Dica do expert
Peças de tricô e crochê não devem ser passadas a ferro nem penduradas para não deformar. Não as guarde em sacos plásticos, porque a roupa pode transpirar e criar umidade, o que provoca manchas e fungos no tecido.


Último acesso: 30 May 2020 - 15:24:06 (1020421).