A moda sempre está à procura de novas tendências e um jeito incrível disto acontecer é quando existe a união de ideias distintas em uma mesma coleção. Assim surgem as peças únicas das colaborações, ou collabs como muitos chamam.
Nós amamos quando nossos artistas colaboram ente si, como Beyoncé e Lady Gaga, The Weeknd e Ariana Grande, Drake e Ye, Anitta e Luísa Sonza… Então porque não na moda? Mas isto não é tão comum como as parcerias musicais, principalmente entre as grifes. Este é um dos motivos pelos quais a parceria entre as italianas Versace e Fendi é icônica e histórica. Depois do sucesso de 2021, a parceria nomeada FENDACE ganhou mais uma coleção em 2022.
A parceria funcionou desta maneira: Donatella Versace assinou peças para a Fendi, enquanto Kim Jones para a Versace. É uma mescla entre os estilos já eternizados no mundo da moda.
Não esquecemos de Balenciaga e Gucci, mas isto não foi uma collab. O diretor da Gucci transformou sua admiração por Demna Gvasalia, em uma “brincadeira” e incorporou alguns estilos do estilista da Balenciaga na coleção. Gvasalia assistiu ao desfile na primeira fila em 2021.
O que é mais comum no mundo da moda é chamar estilistas/designers para criarem uma coleção para outra marca, por exemplo: a lenda Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel e Fendi por muitos anos, colaborou com a fast-fashion H&M. Jeremy Scott, da Moschino, também lançou uma parceria com a H&M.
Virgil Abloh também lançou uma coleção de sua marca despojada e queridinha pelos jovens Off-White com a gigante Nike. O eternizado estilista é considerado um dos grandes revolucionários da moda ao inserir o estilo de streetwear para as principais passarelas do mundo.
+++ Queridinha da Versace e Fendi: Anitta posa com roupas da collab das grifes e mostra ser o momento!
Artistas + Streatwear
Outro tipo de collab, e talvez uma das preferidas é quando algum artista da música cria uma coleção ou até mesmo fecha um contrato com alguma marca, em sua maioria de streetwear: Beyoncé e Adidas, Kanye West aka Ye e Adidas, Rihanna e Puma são alguns exemplos.
+++ Grifada! Bianca Andrade arrasa em look monocromático preto avaliado em mais de 50 mil reais!
Grifes + Streatwear
Outra recente é Gucci e Adidas. Meses antes, a Adidas colaborou com a Prada. Deu para ver que a marca de produtos esportivos está apostando MUITO nestas parcerias com grifes.
Recentemente a grife francesa Dior lançou uma parceria com a Nike com o tênis Jordam 1, febre em 2020. Outro exemplo de collab, muito conhecida, é Supreme e Louis Vuitton e Supreme e Nike.
Personalidades + grifes
Um exemplo que não envolve streetwear, mas grife é quando o músico e produtor Pharrell Williams criou uma coleção exclusiva em parceria com a Chanel em 2019. O artista também colabora com a Adidas, atualmente. T-U-D-O!
O piloto de F1 Lewis Hamilton e a supermodelo Gigi Hadid fizeram, separadamente, coleções com a Tommy Hilfiger. Assim como KAI, do grupo de K-pop EXO, fez a sua coleção assinada com a Gucci. O sul-coreano é o embaixador global da marca e sua coleção contém estampas de ursos fofinhos, como os fãs o apelidaram carinhosamente.
Por fim, Travis Scott também fez uma parceria com a Dior para a coleção masculina de 2021. O rapper também tem uma coleção de tênis com a Nike.
E aí, qual a sua collab preferida?