Afinal, você sabe o que é moda de Alta-Costura? A gente te conta!

A Moda de Alta-Costura vai muito além dos grandes nomes do mercado ou luxo. Entenda a vertente da moda mais encantador e minucioso que existe: 

Afinal, você sabe o que é moda de Alta-Costura? A gente te conta! – Reprodução / Divulgação / Isidore Montag / Gorunway.com

A semana de Alta-Costura que acontece em Paris, na França começou com tudo nesta segunda-feira, 3, com direito a uma programação recheada das mais conceituadas casas de moda do mundo reunidas no berço parisiense da moda conhecida como Haute Couture. Até a próxima quinta-feira, 6, iremos conhecer as novas coleções de maisons importantes como Schiaparelli, Alaïa, Chanel, Christian Dior, Iris Van Herpen, entre outros. Apesar de ser um conceito muito falado, você sabe o que significa alta-costura?

Publicidade

A Moda de Alta-Costura vai muito além dos grandes nomes do mercado ou luxo. Entenda a vertente da moda mais encantador e minucioso que existe:

A Alta-Costura ou Haute Couture é um conceito que diferencia a moda luxuosa da alto padrão, feita artesanalmente com uma clientela diferenciada. Esse termo, além de extremamente exclusivo, só pode ser usado em Paris desde sua fundação em 1858. Muito se engana ao pensar que a Alta-Costura se trata apenas de grifes luxuosas, marcas conhecidas como Versace ou Louis Vuitton, não fazem parte deste seleto grupo, mesmo com sua notoriedade e prestígio no meio da moda.

Estima-se que existem pouco mais de 4 mil clientes no mundo neste segmento de moda, em sua grande maioria, bilionárias do oriente. Celebridades que desfilam esses modelitos, que são apresentados na Semana de Moda como uma espécie de catalogo, são escolhidas a dedo para receber os looks como forma de empréstimo para eventos.

Para uma marca ser considerada Haute Couture, existe uma lista vasta de exigências e padronagens que devem ser seguidas, entre elas: Ter seu ateliê situado em Paris; Desfilar duas vezes ao; Suas peças devem ter sido feitas pelo menos 70% á mão; Ofertar looks diurnos e noturnos e gerar empregabilidade para uma certa quantidade de profissionais artesões, costureiros e outros.

 

Publicidade
Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Schiaparelli (@schiaparelli)

Publicidade