A paulistana Juliana Ali é apaixonada por customização. Em seu blog, Juliana e a Moda, ela costuma compartilhar o resultado de suas transformações especialmente em bolsas de grife – as ilustrações que ela faz à mão fazem o maior sucesso!
Convidamos a blogueira para passar uma tarde no Ateliê Modaimagem, um paraíso das fãs de arte e do movimento do it yourself (faça você mesmo), para experimentar seu talento em um acessório diferente: o tênis. Para a tarefa, Juliana escolheu o modelo casual de couro, que está súper em alta e pode ser usado em diferentes produções – das femininas às divertidas. “Confortável e estiloso, hoje o tênis vai além da academia e é bem-vindo em muitas ocasiões”, completa.
MÃO NA MASSA
Tinta para couro, pincéis, esponja e verniz em spray são itens indispensáveis na customização. “A tinta para couro é melhor do que a acrílica, porque não tem o risco de descascar”, ensina Dhora.
INSPIRAÇÃO MILITAR
Com pincéis em mãos, ideias na cabeça e dicas da expert Dhora Costa, coordenadora do espaço, Juliana deu início à tarefa desconstruindo a estética militar. “Queria algo dentro dessa tendência, mas que fugisse da óbvia combinação entre verde e marrom. O rosa traz um ar divertido”, diz Juliana, já conhecida pelo estilo cheio de personalidade. Dhora, que além de expert com os pincéis ainda é louca por tênis – ela tem mais de 70 pares no armário –, sugeriu que Juliana aplicasse a tinta aleatoriamente. “Desta forma a tinta escorre pelo calçado e forma desenhos únicos”, explica a professora.
O acabamento foi feito com tinta prata, aplicada com uma esponjinha em leves batidinhas. Para dar brilho e garantir durabilidade, elas finalizaram com verniz em spray. Juliana amou o resultado do “novo” tênis. “Ter uma criação totalmente minha é demais!”, comemora. Dhora ressalta que, no universo da customização, não há regras. “É importante definir uma ideia, mas deixar a criatividade fluir no processo”, afirma.
VÁ DE TÊNIS: JULIANA ALI DÁ DICAS ESPERTAS PARA VOCÊ ACERTAR NA PRODUÇÃO
O calçado nunca esteve tão em alta. “Equilibre o estilo naturalmente despojado do tênis combinando-o a looks opostos, como um vestido ultrafeminino ou um blazer de alfaiataria. Adoro esse contraste”, diz a blogueira. “Para as mais altas, vale tudo: cano alto, médio e curto. Já as baixinhas e donas de pernas grossas devem optar pelo cano curto e usar uma peça de comprimento curtinho. Assim, a silhueta fica alongada.”
O ATELIÊ
Dhora Costa inaugurou o espaço localizado em Campo Belo, zona sul de São Paulo, há quase dois anos. Lá ela oferece cursos de arte, moda e design. Uma aula com duração de 10 horas custa, em média, R$ 600, com o material incluso.
*ATELIÊ MODAIMAGEM Tel. (11) 99420-0674 São Paulo, SP