faca-voce-mesmo   / Máscaras de Proteção

Atente-se: OMS recomenda que máscaras caseiras tenham três camadas de materiais

O orgão internacional orientou que máscaras caseiras tenham um forro de algodão, uma camada externa de poliéster e um filtro de polipropileno

Manequim Publicado quinta 2 julho, 2020

O orgão internacional orientou que máscaras caseiras tenham um forro de algodão, uma camada externa de poliéster e um filtro de polipropileno
Veja quais são as recomendações da OMS sobre as máscaras caseiras - Pixabay

A máscara de proteção se tornou um item essencial nos países onde a Covid-19 ainda permanece gerando um alto número de infectados e mortos diariamente, como no Brasil. 

O governo do estado de São Paulo, por exemplo, já orientou a população sobre o uso obrigatório das máscaras, no entanto, algumas pessoas enfrentam dificuldade para encontra-las a venda na versão descartável. 

As máscaras de proteção caseiras, feitas de tecido se tornaram uma alternativa para a proteção, mas antes de comprar o item ou produzir com suas próprias mãos, é importante estar atento para as orientações da OMS, para garantir a eficácia e a proteção necessária. 

+ VEJA TAMBÉM: Faça sua própria máscara de proteção sem usar máquina de costura; Confira passo a passo

+ VEJA TAMBÉM: Marca brasileira cria primeira linha de roupas e máscaras com proteção anticoronavírus por R$ 49,99

Atento ao grande número de pessoas que já aderiram às máscaras de pano, a Organização das Nações Unidas chamou a atenção para orientações sobre como essas máscaras precisam ser feitas. 

O órgão internacional publicou um documento no último dia 5 de junho, com orientações em relação às máscaras caseiras e recomendou que elas precisar ter três camadas de tecido: um forro de algodão, uma camada externa de poliéster e um filtro de polipropileno ou algum material não tecido. 

Desta forma, o indivíduo estará mais protegido do que se estivesse usando uma máscara com apenas uma camada de tecido, no entanto, vale ressaltar que o líder da organização, Tedros Adhanon, destaca que "somente a máscara não garante imunidade a doença. Elas não substituem o distanciamento físico, a higiene das mãos e outras medidas de saúde pública".

Último acesso: 15 Aug 2020 - 10:16:14 (1042941).