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10 dicas para abrir um ateliê de costura

Published 18/07/2016

1. PESQUISE Faça um estudo de seus concorrentes e descubra como ofertam os produtos e serviços. Identifique oportunidades de negócios, para que você possa oferecer algo melhor ou diferente. 

2. EQUIPE-SE O ateliê vai precisar de maquinário industrial básico para confecção de diversos acabamentos, como máquina reta, overloque e galoneira. 
3. CONTRATE ESPECIALISTAS Os profissionais devem possuir conhecimento tanto na modelagem quanto na montagem e no acabamento. Na hora de recrutá-los, anúncios na internet funcionam bem. Lembre-se: terceirizar algumas partes da produção, como bordados e pedrarias, pode ser mais vantajoso. 

4. ORGANIZE-SE O planejamento financeiro do ateliê deve registrar entradas, saídas e investimentos. Controle todas as compras, gerencie estoques e avalie o melhor momento de investir em materiais e equipamento. Contrate um bom contador especialista em regulamentações, impostos e outros detalhes burocráticos. Realize a abertura do seu CNPJ. 
5. BUSQUE FORNECEDORES Tenha um cadastro para compra de tecidos e aviamentos, com preços atualizados. Assim você ganha agilidade e poupa dinheiro. Planeje a aquisição de material conforme a necessidade. 
6. INVISTA NA IMAGEM Cerca de 50% dos novos clientes são atraídos pela fachada, então use-a como recurso. Monte uma recepção com exemplos do seu trabalho, informações de moda e amostras de tecidos, aviamentos e bordados. É importante ficar antenada nas tendências para atender melhor seus clientes: crie um acervo para se atualizar. 
7. REGISTRE E DIVULGUE Fotografe o antes e o depois de cada trabalho. Divulgue seus serviços destacando os diferenciais. Faça parcerias com estabelecimentos próximos e mantenha suas informações na internet atualizadas. Antes de fazer propaganda, certifique-se de que você é capaz de atender à demanda que surgirá. 
8. APRIMORE O ATENDIMENTO Dê atenção especial à satisfação do cliente: cumpra os prazos à risca. Para tanto, o ateliê deve estar sempre organizado, por isso, estipule rotinas internas como o controle de pedidos e de matéria-prima, a manutenção dos materiais e equipamentos etc. 
9. REDUZA A COMPLEXIDADE Para estilistas, ideias não faltam. Mas é preciso ter cautela: pense no caminho mais vantajoso, conciliando a criatividade com a execução. Sempre tenha em mente o financeiro em todas as etapas. 
10. SEJA AUTÊNTICO Atrele a sua marca aos seus valores. Defina o seu estilo e seja fiel a ele. Os clientes irão procurar sua oficina atraídos pelas suas características. Quanto mais definidas estiverem, melhor.
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