O Brasil acaba de ganhar o primeiro museu no metaverso voltado ao universo da moda, e que traz um rico acervo relacionado à trajetória da Companhia Hering, referência no setor e com mais de 140 anos de história. A iniciativa é parte das comemorações dos 90 anos da Fundação Hermann Hering, instituição sem fins lucrativos que desenvolveu o Museu Hering  no Metaverso, projeto liderado pelo diretor geral Marciel Costa, em conjunto com a Metaverso VX – Virtual Xperience, startup sediada em Florianópolis, SC.

Atualmente, o museu físico, localizado em Blumenau, SC, recebe em torno de 15 mil pessoas por ano. Agora, com a integração da experiência digital, a expectativa é de um milhão de visitantes no primeiro ano incluindo as pessoas que desejarem fazer a experiência completa (real e digital, com a utilização dos óculos virtuais) quanto aos que preferirem acessar à distância, com ou sem os óculos, no smartphone, tablet ou computador.

No metaverso, os visitantes são guiados pelo “peixinho” chamado H3R1N, que passeia por diversos ambientes e os leva a experiências, como ao passado, para conhecer e interagir com o próprio fundador Hermann Hering (1835-1915) para ouvir as suas histórias por meio de imagens holográficas que trazem expressões, movimentos e até a voz que impressionam pelo realismo. 

Parte do tour do museu no Metaverso – Divulgação

Atrações interativas como a possibilidade de mergulhar em um aquário para pescar os “dois peixinhos” dourados; experimentar o manuseio de um tear, e ver as camisetas que marcaram a história brasileira da moda, como das peças que trazem o símbolo de prevenção contra o câncer de mama, são alguns dos exemplos. Outro destaque é a perfeita reprodução, para o metaverso, do jardim suspenso do museu físico, assinado pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx.

Tamanho gigantesco

Valmor Rabelo, diretor de negócios da Metaverso VX explica que a realidade virtual não é linear e gera infinitas possibilidades. Porém, para se ter uma ideia, atualmente, o museu no metaverso tem a equivalência de uma área de, pelo menos, 5 vezes maior do que o museu físico, este que conta com mais de 2,2 mil m2 de área total. Além disso, o projeto digital seguirá em expansão, com novidades constantes. 

“O objetivo da Fundação Hermann Hering e o nosso, que atuamos com inovação, é mostrar como a cultura, a história, além de empresas e negócios podem ser integrados às novas tecnologias e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico. Esta é a primeira fase do projeto do museu no metaverso e, ainda este ano, pretendemos ampliar mais com novas experiências e interações para os diversos públicos tornando o museu uma referência cultural no mundo digital”, destaca Rabelo que também é engenheiro e conta com mais de 25 anos de experiência em inovação. 

Guilherme Paranhos, experiente desenvolvedor de produtos digitais e sócio-diretor de tecnologia da startup explica que “foram inúmeras as ferramentas utilizadas, muitas reuniões e centenas de horas de trabalho, além do suporte e da curadoria constante da equipe da Fundação, que realizou uma análise impecável e criteriosa na separação de peças, de elementos e a recuperação de imagens para trazer um resultado que encanta e emociona’’, conta. “Além disso, foram utilizados recursos tecnológicos como técnicas de gamificação, inteligência artificial, holografia e realidade aumentada aplicados em vídeos e fotos para animações e interações”, exemplifica Paranhos

Reinoldo Miranda, Guilherme Paranhos e Valmor Rabelo, responsáveis pelo desenvolvimento do Museu no Metaverso da Startup Metaverso VX – Divulgação

Idiomas do tour

Hoje, o Museu Hering no Metaverso é apresentado nos idiomas português e na linguagem de sinais, em libras. A próxima etapa, já confirmada pelos desenvolvedores, será a inclusão dos idiomas inglês, espanhol e alemão expandindo a história além das fronteiras.

O empresário Reinoldo Miranda, que completa o grupo de sócios da Metaverso VX, informa que mais um dos destaques previstos para este ano será um game que trará  desafios para os visitantes relacionados à sustentabilidade. “Quem cumprir todas as etapas do jogo ganhará cupons que poderão ser trocados  por souvenirs e outros produtos”, ressalta. Além disso, a experiência de vestir camisetas e poder personalizar as peças será mais uma novidade para 2025. 

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