O Metropolitan Museum of Art já anunciou o tema de sua próxima exposição de moda, prevista para 2025, antes mesmo do encerramento deste ano. Intitulada “Superfine: Tailoring Black Style” (em tradução livre, “Impecável: a confecção do estilo negro”), a mostra colocará em destaque o dândi negro, destacando a relevância do vestuário e da moda na construção das identidades negras na diáspora atlântica.

Publicidade

Esta será a primeira vez desde 2003 que o Costume Institute foca em uma figura masculina como ponto central de sua exposição. Naquele ano, o tema “Men in Skirts” marcou a chegada de Andrew Bolton como curador. Desta vez, Bolton será acompanhado por Monica Miller, professora e presidente de Estudos Africanos no Barnard College da Universidade de Columbia. 

Inspiração

A exposição se baseia no livro de Miller de 2009, “Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity”, onde ela analisa o dandismo negro como uma expressão tanto estética quanto política. A exposição irá abranger desde representações artísticas do século 18 até influências contemporâneas na moda e no cinema.

Monica Miller em evento de lançamento de novo tema – Getty Imagens

O projeto contará com contribuições de diversos especialistas no tema. A artista interdisciplinar Torkwase Dyson assumirá o design conceitual da mostra. Tanda Francis, conhecida por suas monumentais esculturas de cabeças e máscaras africanas, criará manequins personalizados para a exposição. 

O catálogo contará com fotografias do artista Tyler Mitchell. A exibição ocorrerá de 10 de maio a 26 de outubro de 2025, sucedendo o tradicional baile de gala do museu.

Publicidade