A atriz Fernanda Torres, 59, fez história ao conquistar o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro 2025, recebendo a cobiçada estatueta. Contudo, surge a dúvida: ela precisará declarar o troféu à Receita Federal quando retornar ao Brasil?
Embora a atriz ainda esteja cumprindo compromissos promocionais nos Estados Unidos para divulgar o filme “Ainda Estou Aqui”, ela retornará em breve ao Brasil. A boa notícia é que não será necessário declarar a estatueta à Receita Federal, já que o prêmio é isento de impostos na entrada do país.
De acordo com o artigo 38 da Lei nº 11.488, troféus e outros objetos comemorativos recebidos em eventos culturais no exterior estão isentos do Imposto de Importação.
Materiais dos prêmios
A estatueta do Globo de Ouro, composta por zinco, latão e acrílico, passa por um processo de revestimento com metais preciosos, como níquel, cobre, prata e ouro 24K. Além disso, cada troféu possui um chip NFC que garante sua autenticidade e pesa cerca de 3,56 kg. Os troféus especiais, como os prêmios Cecil B. DeMille e Carol Burnett, possuem bases de mármore.
Além da estatueta, os vencedores recebem uma bolsa de brindes avaliada em US$ 1 milhão (aproximadamente R$ 6 milhões), selecionados pela Robb Report. Questionada sobre os brindes, a Receita Federal informou que cada caso é analisado individualmente, conforme as condições da viagem.