Está pensando em começar aquela tão sonhada e esperada reforma e quer assegurar que tudo saia como o planejado, principalmente o lado financeiro?
Sabemos como o processo de obra pode ser estressante e trabalhoso, por isso, a arquiteta Daniely Périco separou algumas dicas essenciais que podem te salvar durante a reforma, e evitar muitas das dores de cabeça que acontecem durante o processo; confira!
+++ Tá de mansão nova: os detalhes sobre a nova mansão de Ludmilla; veja as fotos
Arquiteta dá 5 dicas para manter o planejamento
Primeiro, aprove a reforma com o condomínio
Se você mora em condomínio fechado é importante lembrar que os condomínios estão cada vez mais rígidos quando o assunto é reforma, por isso, a Daniely conta algumas das regras que eles geralmente impõem para ajudar você a se preparar. “Você vai precisar verificar se há um limite de obras que podem acontecer ao mesmo tempo, e conferir se existe necessidade de obter algum documento de arquitetos ou engenheiros para o que você deseja fazer. Como também se certificar sobre o que pode quebrar e quais horários de trabalho são permitidos”. De acordo com a profissional, é melhor avaliar todas as condições antes de começar a reforma no imóvel. Com isso, você evita paralisações e até possíveis processos.
Programe o que você deseja fazer antes de começar
A arquiteta recomenda fazer uma lista de todos os serviços que você pretende fazer, incluindo os materiais necessários, para você poder programar as compras e a contratação de serviços antes da obra começar. Assim, você não corre o risco de ter que parar o processo por falta de preparação.
Se planeje financeiramente
“Além do dinheiro destinado à reforma, sempre tenha uma verba para emergências. Os materiais podem aumentar o preço, pode ser necessário mais tempo para terminar a reforma, ter que contratar mais prestadores de serviços, encontrar um problema hidráulico, e tudo se resolve com dinheiro, então esteja preparado”. Este é o lembrete mais importante da arquiteta para que você consiga superar os desafios e imprevistos ao longo do caminho, sem precisar alterar o tempo estimado da obra.
Não more na obra
Certas situações como a circulação de diversas pessoas pela casa, o barulho e a liberação de poeira no ar são apenas algumas das inconveniências geradas por uma reforma, seja ela pequena ou não.
Por isso, se você puder, é aconselhável ficar longe de toda a bagunça e aproveitar alguns dias de folga da sua casa, reservando uma verba para um airbnb, por exemplo.
Aposte no uso do drywall sempre que possível
O drywall é uma opção bem versátil, que você encontra opções resistentes a fogo e a água, podendo ser utilizados até mesmo no banheiro. A vantagem do drywall é a praticidade na sua utilização, fazendo com que a obra seja muito mais rápida.
Como dica extra, a Daniely Périco recomenda sempre contratar um arquiteto para te ajudar, afinal, os problemas sempre existirão, mas, com alguém com os conhecimentos técnicos para resolvê-los, você terá a segurança e saberá que está tomando as melhores decisões.
E mais do que só uma necessidade para liberação da obra pelo condomínio, o projeto de arquitetura traz muitas vantagens para quem quer reformar. Segundo a arquiteta, é possível economizar tempo, dinheiro, trazer as melhores soluções para a sua residência, além de deixar a sua casa muito aconchegante e com a sua cara.