Quarto Montessoriano: estimule a autonomia do seu filho com esta técnica

Conheça esta metodologia que desenvolve a autoeducação dos bebês

Manequim Publicado quarta 8 abril, 2020

Conheça esta metodologia que desenvolve a autoeducação dos bebês
Quarto montessoriano ajuda a desenvolver a autoeducação do bebê - Pinterest

Os quartos de bebês, em sua grande maioria, possuem uma disposição de moveis bastante padrão: berço, trocador, poltrona para amamentação e itens de decoração, no entanto, este tipo de quarto pode não funcionar depois que seu bebê atinge uma certa idade. 

A educadora italiana Maria Montessoriana propôs, em 1907, uma metodologia de ensino que procura desenvolver a autoeducação dos bebês. Esta técnica estimula a autonomia e apresenta uma maneira simples de deixar as crianças livres para explorar seu próprio espaço. 

Quando a criança está impedida de ter acesso a sua própria cama e outros itens que pertencem a ela, pode resultar em uma dependência desnecessária dos pais e isso reflete no processo de aprendizado das crianças. 
As técnicas montessorianas proposta pela educadora podem ser aplicadas principalmente no quarto do seu bebê. Veja como você pode adapta-lo:

  • Móveis baixos: substituir berços altos por colchões no chão dá a autonomia que a criança precisa para explorar e decidir sobre seu próprio espaço. 
  • Brinquedos à disposição: deixe brinquedos sensoriais à disposição do bebê para o processo de descoberta e aprendizado.
  • Cantinho da leitura: quando a criança aprender a ler, monte um espaço dinâmico que estimule a leitura. 
  • Espelhos: eles apresentam para a criança quem ela é, como indivíduo, e isso fará com que a criança se torne um adulto mais autoconfiante. 
     

Último acesso: 26 May 2020 - 02:59:04 (1042500).