Morar em uma casa ou apartamento alugado pode ser um desafio para os amantes da decoração.
Muitos inquilinos têm muita vontade de fazer grandes mudanças no ambiente alugado, no entanto, o proprietário não permite reformas no local, além do mais, investir muita grana em um ambiente que não é seu pode gerar arrependimentos no futuro.
Mas, calma! Morar de aluguel não é sinônimo de viver em um ambiente sem personalidade.
É possível fazer pequenas mudanças capazes que repaginar o espaço sem grandes interferências, além de não infringir as regras do dono do local.
Veja abaixo cinco dicas precisas para você tornar seu lar alugado com a sua cara de forma econômica sem realizar reformas.
Sofá Modulado
Invista em sofá vendido em módulos para que você consiga adaptá-lo aos ambientes sem precisar se restringir a um só layout. Desta forma, se você se mudar do seu lar alugado, poderá lavar seu sofá e adapta-lo ao formato do novo lar.
Piso Laminado
Se você está insatisfeito com o piso do seu lar alugado, mas sabe que não pode trocar de piso, invista no laminado. Ele pode ser instalado e desinstalado de forma prática e reutilizado em outros ambientes. Assim, quando você deixar de morar naquele local, poderá levar com você o piso e colocá-lo no outro apartamento.
Papel de parede
Se você está cansado das paredes sem grança do seu lar alugado e adora dar cor aos ambientes, prefira utilizar papel de parede ao invés de tinta. Alguns papeis de parede são resistentes e podem ser reutilizados, então, quando você deixar de morar naquele local, poderá levar seu papel de parede com você.
Tinta nos azulejos
A cozinha de algumas casas ou apartamentos antigos têm azulejos ultrapassados que não agrada o gosto dos amantes da decoração moderna, no entanto, não é permitido quebrar as parede para colocar um novo revestimento. Para solucionar o problema, pinte o local com uma tinta epóxi, que é específica para estes materiais e cobrirá o antigo azulejo.
Quadros com fita dupla face
Alguns locais alugados não permitem que o locatário faça furos na parede, mas felizmente a tecnologia nos proporcionou as fitas dupla face, que são facilmente encontradas em materiais de construção. Elas são suficientemente resistentes para ‘grudar’ quadros na parede sem que seja necessário furá-la.