culinaria   / Xô, contaminação

Veja 3 formas de higienizar suas frutas e hortaliças após o mercado em meio à pandemia do coronavírus

A nutricionista Gislaine Engelmann deu algumas dicas para quem quer se prevenir de qualquer contaminação

Manequim Publicado segunda 30 março, 2020

A nutricionista Gislaine Engelmann deu algumas dicas para quem quer se prevenir de qualquer contaminação
É preciso ter cuidado redobrado ao voltar do mercado - Pixabay

A pandemia do coronavírus tem exigido cuidado redobrado em muitos momentos da rotina de cada brasileiro. Além de acrescentar álcool gel e sabonete em diversos momentos do dia, a população não só do Brasil, mas do mundo todo, tem tido mais cuidado na hora de retornar do mercado também. Afinal, o vírus do COVID-19 sobrevive a algumas superfícies e ninguém quer que ele entre em casa pelas nossas frutas e hortaliças, não é mesmo?

Dessa forma, com o objetivo de minimizar a disseminação e contaminação do vírus, Gislaine Engelmann, nutricionista clínica no Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), sugeriu alguns cuidados que todos devem ter com frutas e hortaliças em geral ao retornarem para suas casas após o mercado ou a feira.

+ VEJA TAMBÉM: Especialista dá dicas de alimentos para incluir na dieta Low Carb: ''Não é a hora de perder peso, mas sim de cuidar da imunidade''

1) SE QUISER GUARDAR NA MESMA EMBALAGEM QUE O PRODUTO VEIO

Ao chegar em casa do mercado ou feira, antes de colocar o hortifrúti na geladeira ou fruteira, se quiser manter armazenado na embalagem original, deve-se lavar as embalagens com água e sabão neutro e borrifar álcool 70% e armazenar na geladeira ou local apropriado.

2) CASO QUEIA TROCAR A EMBALAGEM ORIGINAL DO PRODUTO

Se for optado por não armazenar na embalagem original, retirar as frutas e hortaliças das embalagens originais, lavar em água corrente, higienizar em solução clorada durante 15 minutos, conforme diluição do fabricante. Após 15 minutos, lavar novamente em água corrente, secar com papel toalha ou centrífuga de alimentos e armazenar os alimentos higienizados em recipientes fechados na geladeira.

3) SAIBA HIGIENIZAR FRUTAS QUE SERÃO CONSUMIDAS COM A CASCA

Se for armazenar frutas fora da geladeira, higienize a casca com álcool 70% e antes do consumo realizar higienização para frutas consumidas com casca em solução clorada conforme citado acima e consumir. A higienização com solução clorada deve ser realizada conforme recomendação do fabricante ou utilizando-se de 1 litro de água potável com adição de 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (2%).

Além da correta higienização, deve-se ter atenção no armazenamento e preparo dos alimentos. Para alimentos que necessitam de refrigeração, manter em temperatura abaixo de 5ºC ou para alimentos que necessitem de cozimento, recomenda-se temperatura acima de 70ºC para retardar a multiplicação de microorganismos. Após o cozimento, refrigerar rapidamente alimentos perecíveis ou cozidos. Sobras de comida não devem ser armazenadas na geladeira por mais de três dias.

Último acesso: 30 May 2020 - 16:33:30 (1042459).