O seu modelito de festa pode até ser simples, mas se tiver um aplique de flores em algum ponto de charme (que tal nas alças?) você ganha em beleza e elegância. A colunista Diana Demarchi foi a responsável por mostrar às leitoras da Manequim uma opção facílima de fazer.
MATERIAIS:
- Tecido de musseline pesada na cor desejada (este da Maximus, referência 15543, é rosé)
- 1 molde de flor de sua preferência
- Tesoura grande
- Linha de mesma cor do tecido
- Agulha e alfinetes
- Pérolas pequenas
A musseline é um pano leve com caimento fluido, por isso é muito usada na moda festa. Existem vários tipos desse tecido, mas todos com toque macio e delicado. O que foi utilizado aqui, tanto na confecção do vestido quanto na flor, é a musseline pesada: encorpada e pouco transparente. Por ter uma fibra mais densa, é ideal para roupas de caimento reto, uma característica que também facilita a modelagem das flores. Vamos lá?
COMO FAZER:
1. Escolha a flor que quiser. Se você não tiver habilidade para personalizar um formato autoral, a dica é imprimir um molde pronto da Internet e recortar os contornos
2. Corte tiras da musseline no sentido da largura e dobre-as para obter cerca de 14 camadas. Posicione o molde da flor sobre o monte de tecido e alfinete tudo, prendendo bem o miolo e as pétalas. Agora passe a tesoura contornando o molde e replicando o desenho do papel no tecido. Como são várias camadas de tecido que devem ser cortadas de uma única vez, utilize uma tesoura boa ou corte uma menor quantidade de dobras de tecido por vez.
3. Separe as camadas, uma a uma. Vale ressaltar que a quantidade de camadas para uma flor faz toda a diferença no resultado. Quanto mais repolhuda é a flor, mais bonito o efeito.
4. Sobreponha as camadas da flor, intercalando a direção das pétalas, para dar movimento ao arranjo.
5. Costure a flor. Passe a agulha no centro do arranjo, pela frente, depois dobre a flor de modo que forme um triângulo e faça pontos no centro até sentir que está bem preso. A ideia é que as camadas fiquem soltas, preservando o movimento.
6. Com a costura pronta, é hora de dar um toque final, pregando uma pérola no miolo da flor. Se preferir, substitua a pérola por strass ou pedraria.
7. A sua flor delicada e charmosa está pronta! Não há necessidade de selar as extremidades das pétalas, pois o pouco que desfiam proporcionam naturalidade e um movimento adicional. Usando o mesmo processo, produza quantas flores forem necessárias para adornar o seu modelo. Aqui, neste vestido estilo deusa grega — naturalmente drapeado e fluido —, foram fixadas três flores em cada ombro. Mas você pode usar a criatividade e elaborar a produção que mais combina com o seu modelo. Só lembre que as flores chamam atenção, por isso escolha aplicá-las na parte do corpo que deseja valorizar. Estas flores também são bem-vindas em cintos, broches, tiaras e outros acessórios.
RESULTADO:
Fotos: Diana Demarchi