Pronta para arrasar! Diana Demarchi ensina como fazer em CASA vestido curto despojado para o dia a dia; FOTOS
Se você gosta de costurar, esta é uma boa ideia de peça fácil para reproduzida! Se jogue nas diferentes estampas e crie seus vestidos
Se você gosta de costurar, esta é uma boa ideia de peça fácil para reproduzida! Se jogue nas diferentes estampas e crie seus vestidos
É sempre bom ter um vestido bonito no guarda-roupa para aquelas ocasiões inesperadas que exigem um visual mais arrumadinho. Este aqui, de crepe floral suave, vai bem para o dia e para a noite – basta mudar os acessórios. A sugestão é a costureira e artesã Diana Demarchi.
O crepe é um tecido fino e com transparência, por isso exige forro. No caso de usar um pano opaco, faça a peça sem forro, usando o viés como acabamento nas cavas, ok? Agora, vamos ao trabalho, que é muito simples, pois não exige molde. Você vai precisar apenas de duas medidas para cortar o tecido: a largura do seu quadril e a altura do vestido de acordo com o comprimento desejado.
MATERIAIS:
COMO FAZER:
1. Dobre o crepe, ourela com ourela, e novamente dobre ao meio. Você terá o tecido dobrado em quatro partes para facilitar o corte. Faça o mesmo com a musseline para forro.
2. Com o auxílio da fita métrica, da régua e do giz de alfaiate, marque o comprimento do vestido de acordo com a sua altura. A minha peça, por exemplo, tem 85 cm de altura.
3. Marque o decote. A partir da dobra dos tecidos, meça 15 cm (essa medida é padrão).
4. A marcação seguinte é da cava, que deve ser feita na ourela dos tecidos. A minha é 22 cm, mas a sua pode variar para mais ou para menos de acordo com seu corpo. Aproveita para marcar a largura do seu quadril, somando a ela mais 15 cm. Divida o resultado por quatro e essa medida servirá de guia para toda a lateral do vestido. No meu caso, a medida final deu 32,5 cm.
5. Agora, com o auxílio da régua, faça a curva unindo os pontos da marcação de decote e cava. É importante que essa curva seja bem caprichada para que a peça fique com um aspecto bonito. Por fim, usando a régua reta, faça a marcação lateral tomando a medida de referência do quadril.
6. Vamos ao corte: você deve seguir as marcações e cortar toda a peça dobrada da forma que foi indicada no início do passo a passo. Faça isso tanto com o tecido principal quanto com o forro.
7. Esse é o resultado do trabalho. Ao final do corte, você terá 4 partes como esta.
8. Hora de costurar! Pegue um dos lados do tecido principal e coloque, direito com direito, com o forro. Alfinete cavas e decote.
9. Costure à máquina somente as partes alfinetadas – cavas e decote. Repita esse mesmo processo com as outras duas partes também.
10. Ao virar para o direito, teremos uma peça com acabamentos embutidos.
11. Para fechar as laterais, junte direito com direito das duas partes. Una a costura da cava conforme a foto e também costure a lateral do tecido principal com a lateral do tecido principal de cada peça, e a lateral do tecido do forro com a lateral do tecido do forro de cada peça.
12. O resultado é um avesso tão perfeito quanto o direito.
13. O próximo passo é preparar um túnel no decote para passar uma tira que servirá de amarração para o vestido. Esse túnel é feito com uma dobra de cerca de 2 cm, costurada para o avesso. Faça também uma tira de tecido medindo 8 cm por 1,40 m: costure-a pelo avesso e desvire para que fi que com aspecto de rolotê.
14. Passe as tiras pelos túneis.
15. Faça a bainha nas peças, tecido e forro separadamente. Caso o forro fi que aparecendo ao se movimentar com o vestido, basta encurtá-lo alguns centímetros.
RESULTADO: