Ícone do site

Paisagem moderna! Neste ‘Faça Você Mesmo’, Diana Demarchi ensina como “vestir” vasos de plantas com cachepôs de tecido

Published 15/04/2021

Paisagem moderna! Neste 'Faça Você Mesmo', Diana Demarchi ensina como “vestir” vasos de plantas com cachepôs de tecido - Fotos: Diana Demarchi

Que tal acrescentar um ar mais descolado à decoração repaginando uma peça que você já tem? A sugestão da colunista Diana Demarchi é revestir alguns vasos de plantas com cachepôs de tecido com cor e estampa bem contemporâneas para dar uma graça a suas peças de decoração.

“Use diferentes tipos de estampa para dar um ar divertido na composição”, sugeriu a artista.

MATERIAIS:

Foto: Diana Demarchi

COMO FAZER:

1. Tire as medidas do seu vaso. Basicamente são três: uma medida da circunferência e uma da altura (para dois retângulos de tecido, o de fora e o do forro) e a medida da abertura do vaso (que vai gerar o círculo da base).

Foto: Diana Demarchi

2. Una os dois retângulos de tecido com uma costura à máquina. Você vai ver que eles ganham a forma arredondada do vaso.

Foto: Diana Demarchi

3. Abra as costuras com o ferro de passar. Esse cuidado faz com que a peça fique com um acabamento bonito e um aspecto mais profissional.

Foto: Diana Demarchi

4. Faça quatro piques na peça recém-costurada e quatro piques no círculo da base. Esses pequenos cortes servirão para você fazer um encaixe perfeito entre as partes.

Foto: Diana Demarchi

5. Agora, alfinete as partes para facilitar na hora da costura.

Foto: Diana Demarchi

6. Una as partes com uma costura. Esse passo é delicado e você pode alfinetar em mais pontos para ajudar. Se você tiver aqueles prendedores especiais de pacthwork, eles podem auxiliar no processo da costura.

Foto: Diana Demarchi

7. Junte as duas peças que você costurou, a de forro e a de fora, direito com direito. Passe uma costura na parte de cima, fechando as peças. Tome cuidado para manter as costuras bem encontradas, isso também vai dar um aspecto mais profissional. Lembre-se de deixar uma pequena abertura para que possa virar toda a peça para o direito.

Foto: Diana Demarchi

8. Faça um pesponto em toda a peça (aproveite para fechar a abertura da vira), dando acabamento. Se a sua máquina tiver pontos decorativos, agora é hora de abusar e personalizar ainda mais o seu trabalho. Você pode, inclusive, usar uma linha de cor contrastante para um resultado criativo.

Foto: Diana Demarchi

RESULTADO:

Foto: Diana Demarchi

Diana Demarchi é fundadora e professora da Escola de Costurar (escoladecosturar.com.br) e aqui ensina a magia de transformar pedaços de tecidos em peças incríveis

Sair da versão mobile