colunas   / Tranquilidade

Momento Zen! Confira 5 dicas de como começar a meditar em casa durante quarentena

Entenda como implementar o hábito da meditação em sua rotina pode ser benéfico para sua saúde e bem-estar

MANEQUIM Publicado segunda 23 março, 2020

Entenda como implementar o hábito da meditação em sua rotina pode ser benéfico para sua saúde e bem-estar
Confira 5 dicas de como começar a meditar sozinho em casa durante quarentena - PxHere

Com a chegada do coronavírus no Brasil, a recomendação é que fiquemos em casa o tempo todo, saindo apenas em casos de extrema necessidade. Pensando nisso, o ócio e a mudança brusca na rotina podem causar um grave desequilíbrio em nosso sistema corporal. Que tal aproveitarmos este período para começarmos a praticar exercícios simples de meditação no conforto de nosso lar?

Primeiramente, devemos entender o que consiste essa prática e qual sua importância. A meditação é uma técnica ancestral vinda do oriente que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento. Através de execícios de postura e foco no presente, ao praticá-la, buscamos atingir tranquilidade e paz interior. Como consequências do processo, reduzimos sintomas de estresse, ansiedade, insônia, além de melhorarmos nosso foco e produtividade em diversos ofícios.

Confira agora 5 dicas que irão te ajudar a meditar sozinho durante a quarentena.

1. Separe um tempo e comece com calma

O ideal é que você reserve um ou dois momentos durante seu dia para que você consiga se desligar. Usar um relógio para cronometrar seu tempo durante a meditação é essencial para que você não se perca nem se preocupe durante a prática. Comece com cinco minutos em cada pausa. Com o passar do tempo, aumente para 15 ou 20. A meditação pode ser feita logo pela manhã, para começarmos o dia com menos ansiedade e mais foco, no meio do dia, para descansar e relaxar a mente, ou antes de dormir, para simplesmente acalmar a cabeça e o corpo.

2. Escolha um local agradável

Selecione um lugar em que você possa se sentar e sentir o conforto necessário para que se conecte com você mesmo. Pode ser o sofá da sala, sua cama, até mesmo no chão de algum cômodo. Jardins, varandas, a própria cadeira do escritório ou até mesmo o acento do carro podem ser ótimos locais para meditar. Mas vale lembrar: quanto menos distrações externas durante o processo, melhor.

3. Posição ideal

Não existe uma obrigatoriedade neste quesito, contanto que você esteja posicionado de maneira confortável, sentado ou até mesmo deitado, e é recomendado que esteja com a coluna ereta, ombros relaxados e pescoço alinhado. As mãos devem permanecer apoiadas em repouso ou no colo, ou no dorso, por exemplo. Devemos manter os olhos fechados. Segundo técnicas orientais, a postura 'correta' para se adotar durante a meditação é a chamada 'lótus'. Nela, você deve permanecer sentado, com a coluna ereta, as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos.

4. Regular a respiração

A respiração correta é um dos fatores essenciais durante a meditação. Deve ser feita uma inspiração profunda, utilizando os pulmões completamente, enchendo a caixa torácica e também barriga. A expiração deve ser lenta e cautelosa. Pode parecer um gesto simples, mas lhe garanto que necessita de técnica e concentração. Tenha em mente os benefícios que isso pode te trazer para que a prática não se torne desagradável e cansativa. Uma dica valiosa é contar até quatro na inspiração e repetir o tempo durante a expiração.

5. Mantenha a atenção

Sabemos que manter o foco não é uma tarefa fácil, por isso, na meditação tradicional, ter como guia geralmente um mantra, podendo ser um simples som, uma palavra ou frase, falados ou mentalizados, que devem ser repetidos diversas vezes. Isso irá nos ajudar a ter concentração. Vale lembrar que até orações são formar de meditar. É possível que tenhamos outros tipos de foco durante a prática, como uma imagem, melodia, sensações, pensamentos positivos e até mesmo a própria respiração. É comum que outros pensamentos venham à mente durante o exercício. Não se desespere! Deixe eles entrarem e em seguida deixe eles partirem.

 

 

 

 

Último acesso: 04 Apr 2020 - 08:53:26 (1042433).