colunas   / Cuidados com a saúde

Lavar e hidratar as mãos! Entenda como o uso de cremes pode ser eficiente no combate contra doenças bacterianas

Entenda porque usar cremes hidratantes nunca foi tão importante para a sua saúde

MANEQUIM Publicado segunda 23 março, 2020

Entenda porque usar cremes hidratantes nunca foi tão importante para a sua saúde
Entenda porque usar cremes hidratantes nunca foi tão importante para a sua saúde - PxHere

A pandemia do coronavírus vem assustando diversas pessoas ao redor do mundo. Até agora, sabemos que a contaminação está ocorrendo através de gotículas respiratórias ou contato físico. Por isso, uma das primeiras e mais importantes recomendações para frearmos a disseminação do Covid-19 é: lavar bem as mãos, pulsos e antebraços com água e sabão, compulsivamente.

Sendo a assepsia uma das principais formas de prevenção da doença, o uso do álcool em gel (70%) também é fundamental durante os momentos em que não temos disponíveis água e sabão, pois além de ser um excelente vermicida, é também um ótimo bactericida e fungicida. Apresenta rápida ação contra os microorganismos e é a medida mais prática para ser carregada em bolsos, bolsas e mochilas.

Segundo a blogueira do UOL Adriana Vilarinho, existe outro passo fundamental para protegermos nossas mãos durante a pandemia: hidratá-las. Lavar as mãos em conjunto com o álcool em gel pode ressecar a pele, causando o que ela aponta como fissuras e rachaduras. Esses pequenos 'machucados' podem ser a porta de entrada para bactérias, por exemplo.

Após o uso do álcool em gel, é importante esperar o produto secar para que o creme hidratante de sua preferência possa ser utilizado. Adriane ainda indica para os leitores procurarem seus dermatologistas para que eles sim possam indicar cremes usados, por exemplo, durante o período da noite e que mantém as mãos hidratadas durante o resto do dia.

Lembrando que, neste período conturbado, o importante agora é nos mantermos longe de locais como hospitais e centros de saúde, para não contribuímos com a superlotar esses espaços, como está previsto pelo infectologista Marcos Boulos, entrevistado recentemente pela BBC. Ainda segundo o especialista, o que deve ser feito com a chegada de uma pandemia é tentar minimizar quaisquer outros problemas e doenças que poderão surgir.

Água, sabão, álcool em gel e hidratante! Todos contra o coronavírus!

Último acesso: 04 Apr 2020 - 08:14:52 (1042434).