colunas   / Superação

Conheça a história da Make Up Artist brasileira que superou a depressão e se tornou conhecida internacionalmente

Débora de Souza enfrentou dificuldades na vida, mas se superou e já participou até do Paris Fashion Week; Conheça essa história

Manequim Publicado quarta 25 março, 2020

Débora de Souza enfrentou dificuldades na vida, mas se superou e já participou até do Paris Fashion Week; Conheça essa história
A volta por cima de Débora Souza - Divulgação

Você já imaginou que pode dar a volta por cima e superar traumas que nunca imaginou que fosse capaz? Não? Então, a história que contaremos hoje foi escrita para você!

A Make Up Artist Débora de Souza Denecke de 44 anos, canceriana, nasceu em uma família do interior do Pará, em Porto Trombetas - Santarém, e teve uma infância que foi marcada pela dor e o silêncio por ter sido molestada sexualmente dos 6 anos aos 11 anos, e violentada por um conhecido até 13 anos de idade.

Débora enfrentou dificuldades durante toda sua trajetória de vida, no âmbito familiar e profissional, mas superou tudo e, atualmente, ela participa há 2 anos do renomado Festival de Cannes, do Paris Fashion Week e, no Brasil, nos anos de 2018 e 2019, fez estágio de maquiagem em duas grandes escolas de samba (Portela e Viradouro) na festa mais amada pelos brasileiros: o Carnaval.

Incrível, não é?

Superação é a palavra!

DEPRESSÃO E DESESPERO

Aos 15 anos, a artista teve seu primeiro trauma, quando perdeu sua mãe, vítima de um infarto fulminante, e acabou caindo em uma profunda depressão. A partir daí, os anos não foram fáceis! Ela foi expulsa de casa pelo "pai adotivo" por conta da madrasta, foi em busca do pai biológico e o encontrou (mas logo enfrentou mais uma perda quando o câncer o vitimou); foi violentada pelo marido -- com o qual teve um filho -- por 15 anos, tentou tirar a própria vida e decidiu se separar e, só depois de tudo isso, teve a sorte de conhecer o atual marido, que a ajudou a superar tudo!

"Superar tudo que passei na vida, depois de parecer que um trator passou por cima de mim, não foi fácil. Busquei forças no todo-poderoso o nosso Criador Deus, entendendo que há um ser superior, além das minhas fraquezas. Eu sabia que não poderia ficar presa ao passado, por isso fui em busca dos meus sonhos e o meu maior incentivador foi o meu atual marido (Thomas). Isso mesmo, eu ainda sonhava que apesar da estrada dolorida que tinha percorrido, era possível acreditar que eu era capaz de conquistar, desenvolver uma profissão que me sentisse bem e levar uma vida normal. Recebi muito apoio também de amigos e familiares, que enxergaram em mim o talento de desenvolver o meu trabalho atual. E dia após dia, como se fosse um degrau de cada vez, as realizações daquilo que eu sonhei, acreditei e lutei me impulsionaram para viver a realidade que vale a pena sempre recomeçar, mesmo quando a vida parece que não é justa com você", contou.

SUPERAÇÃO

Seu atual marido a incentivou a fazer o curso de Make Up e hair stylist (sua paixão) em Paris, por 2 anos e Débora morou durante esse período, na capital Francesa. Hoje, ela fala 5 idiomas -- português, inglês, alemão, espanhol, francês e, apesar de ter ficado com sequelas de um AVC que sofreu nos últimos anos, nada a impede de exercer a profissão que escolheu!

Após anos de estudos, especializações e estágios pela Europa, ela abriu sua tão sonhada e desejada empresa de Make Up Artist internacional há 3 anos, na qual atende para realizar com os parceiros uma equipe de beleza (fotógrafos, videomakers, maquiadores e hairstylist) a eventos diversos, como festa de casamentos e eventos sociais.

Depois de tantos desafios, hoje Débora só tem motivos para agradecer. "Atualmente, tenho trabalhado bastante, ocupando minha mente e claro nesse novo mundo colorido ando aprimorando e inovando o meu trabalho no que há de melhor. Estou investindo na minha carreira e na minha empresa", revelou.

Leonardo, Orlando Morais, Margareth Menezes, Elba Ramalho, entre outros, são alguns artistas que já passaram por suas mãos. 

Hoje em dia, vive tranquila e realizada em sua empresa, vivendo seu sucesso e reconhecimento profissional pelo mundo, feliz por ser uma brasileira que mora fora do País, com a oportunidade de mostrar seu talento profissional, tentando a cada dia se reerguer, com fé e esperança, e acreditando que dias melhores virão.

"As crises nos revelam quem verdadeiramente somos. Então, hoje eu sei que para tudo nessa vida tem um propósito, até mesmo um passado com marcas profundas - porém cicatrizadas, tem o seu papel importante na vida daqueles que nunca desistem", finalizou, emocionada.

Make Up Artist brasileira conhecida internacionalmente
Divulgação

 

Último acesso: 25 May 2020 - 08:09:25 (1042443).