O melasma, uma condição de pele caracterizada por manchas escuras, é uma preocupação recorrente em muitos indivíduos que buscam pele uniforme e radiante. Ela é causada por vários fatores, entre eles, sol sem proteção adequada, alterações hormonais ou falta de resistência da derme. Aliás, a pele é térmica e se estiver enfraquecida, mancha. Por isso, trouxe algumas dicas para você deixá-la mais resistente e melhorar essa condição; confira.
Problemas com as manchas causadas pelo melasma? A Cosmetóloga Roseli Siqueira indica hábitos que você deve mudar e tratamentos para investir:
Sol sem proteção adequada
Eu amo tomar sol. Mas precisamos saber como se expor. Como você já deve saber, tenho uma outra forma de tomar sol, sem usar protetores químicos. O correto é começar com 15 a 20 minutos no sol por dia, sempre com a pele muito bem umectada (com óleos 100% naturais à base de abóbora, girassol e semente de coco) e hidratada com a ingestão de líquidos (água e sucos). Vá aumentando a exposição ao sol aos poucos (5 minutos por dia) para ganhar aquele bronzeado dourado. Depois de meia hora no sol, tem que ir para sombra ou se vestir. O sol faz com que os queratinócitos cresçam, causando um espessamento da pele, e ajuda a aumentar a resistência para o calor e para o frio. Ou seja, quando você inclui esse hábito na sua rotina, só traz benefícios.
E aí você me pergunta: mas Roseli, e as rugas? A pele só enruga se for uma pessoa que passa o dia no sol e de forma constante. Dessa forma indicada, isso não acontece.
Uma alerta: tomar muito sol em pouco tempo deixa a pele fica ressecada e corre o risco de manchar, pois os melanócitos sofrem com a exposição exagerada. Cuidado.
Hidratação diária é fundamental
Se você tem uma rotina de skincare também vai fortalecer sua pele. A camada cutânea deve ser hidratada com óleos 100% naturais, como os de semente de
abóbora, girassol ou de coco. Como o óleo é fonte de lipídios, forma uma barreira que protege a pele. Assim, ela fica forte, sem sensibilidade e pode não manchar.
Produtos biotecnológicos
Eles trazem ativos que trabalham as células de dentro para fora, fortalecendo a barreira cutânea, ajudando na defesa, prevenindo e minimizando manchas, muitos são ainda antioxidantes, como as algas naturais.
Invista nas máscaras faciais
Trouxe alguns ativos que vão ajudar nessa busca por uma pele menos manchada e mais radiante. Vale usar até satisfazer as necessidades, ou seja, minimizar as manchinhas.
Prata – é um ativo que ajuda a fortalecer a camada natural da pele e estimula a renovação celular.
Abóbora – seus aminoácidos ajudam a fortalecer os carotenos, pigmentos orgânicos encontrados na natureza, e que dão cor para a pele, o famoso bronzeado. Você pode aplicar para tomar sol, que ela vai contribuir para a formação e o equilíbrio da melanina, ou seja, fortalecer e evitar manchas.
Flores – flor de lótus, maracujá, tília, camomila, calêndula e arnica auxiliam na desintoxicação da pele, ajudando a clarear manchas escuras e promovendo um tom mais uniforme.
No vídeo, abaixo, você pode conferir porque o melasma causa manchas e o que fazer: