A exposição solar adequada pode aumentar a firmeza e a elasticidade da pele, além de ser essencial na síntese de vitamina D. Mas será que é possível tomar sol mantendo a saúde da pele?
E a resposta é sim. Mas precisa ter alguns cuidados. Antes da exposição é fundamental preparar a pele corretamente. Lave o rosto com sabonete líquido neutro e umecte muito bem. Também precisa ingerir água (ou sucos naturais) para se manter hidratada.
Roseli Siqueira explica como cuidar antes, durante e após o banho de sol para manter os cabelos saudáveis nessa época quente de verão; vem ver!
Depois aplique um óleo 100% natural em todo o corpo, pode ser de semente de abóbora, girassol ou coco, que ajuda na formação de uma barreira protetora. Aí sim você pode ir para o sol. O ideal é ficar 15 minutos e conforme a pele vai ganhando resistência, ou seja, com o passar do tempo, você aumenta até chegar a 30 minutos por dia. Mas tem que ser diário.
Aconselho que esse banho de sol seja no período da manhã, antes das 12h, ou no final da tarde, após às 16h, evitando os horários de pico de radiação solar. Após esse tempo, o ideal é ir para a sombra. Se você estiver na rua, além de roupas leves, vale usar chapéu ou boné. Lembre-se de hidratar novamente a pele, pode ser com óleo ou uma loção à base de abóbora (que contém betacaroteno e contribui para o bronzeado).
Aliás, por falar em bronzeado, alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, morango) e betacaroteno (frutas laranja e amarelas) são excelentes antioxidantes, contribuem para o rejuvenescimento, e conferem aquele douradinho na pele quando é exposta ao sol. Mas o consumo também deve ser diário e fazer parte de uma alimentação equilibrada.
Vale lembrar: sol em excesso faz mal. Na verdade, tudo é excesso faz mal, até a ingestão de água. Sabemos que ele pode causar desde queimaduras até o câncer de pele. Por isso, não abuse, combinado?
Gostou das dicas? No vídeo, abaixo, trago mais orientações sobre a proteção natural da pele para o verão: