Testeira

''Existe um cabelo certo para mulheres gordas? Existe, sim! O cabelo que ela quiser usar!''

Na coluna desta semana, Neandro Ferreira reforça que a visão de que 'existe um corte certo para cada corpo' é ultrapassada

Neandro Ferreira Publicado terça 17 novembro, 2020

Na coluna desta semana, Neandro Ferreira reforça que a visão de que 'existe um corte certo para cada corpo' é ultrapassada
Não há cabelo certo para cada corpo. Há cabelo que deixa a mulher feliz! Esse é o corte certo! - Reprodução/ Instagram

Dia desses recebi uma mensagem no meu Instagram de uma pessoa perguntando se havia um cabelo certo para mulheres gordas. Existe, sim! O cabelo que ela quiser usar e se sentir maravilhosa com ele, seja curto, médio, longo, grisalho ou pintado de verde e rosa. Acabou isso de não pode. O mesmo vale para todxs! Quebre as gavetas em que te colocaram e seja você mesma do cabelo aos pés. Esta é a real beleza de todo ser humano.

+++ O poder do corte de cabelo na caracterização de personagens: relembre alguns ANTES x DEPOIS de atrizes famosas

Finalmente chegamos num momento em que as mulheres gordas, que desde que o mundo é mundo sempre foram consideradas bonitas, se libertaram da recente ditadura da magreza imposta pelo mundo da moda. Coisa que começou lá pelos anos 60. Até então, as curvas sempre foram muito valorizadas pela sociedade. A avó de um amigo meu, quando queria elogiar alguém dizia: “fulana está gorda, bonita!”.

No momento de quebras de padrões de beleza, como venho falando por aqui, a valorização do natural, das mulheres pretas, mais velhas, grisalhas, de cabelo pixie, assim como as gordas também ganharam – não sem batalhar muito – lugares nos editorias de beleza e passarelas de moda, esbanjando sensualidade e estilo.

CÁ E LÁ

Hoje temos divas como a americana Lizzo, presente nestes editoriais e capas de revistas de moda, que sensualiza em fotos de alta temperatura nas suas redes sociais. Por aqui temos Fabiana Karla ou Preta Gil, para citar só algumas, que dão banho de autoestima e inspiram milhares de mulheres com suas atitudes livre de amarras.

+++ 50 tons de cinza e de atitude! Largue o medo de assumir os fios grisalhos: "Modernidade é uma questão de atitude e de alma"

Todas as mulheres têm seu lugar na beleza, não há mais um padrão único.

Ver mulheres pretas, trans, e gordas sendo eleitas em várias Câmaras Municipais pelo Brasil afora me enche de alegria e esperança. Essa mudança que reconhece a voz e a vez da diferença já esta ecoando nas mulheres e em seus cabelos.

+++ 'A vida é muito curta para um cabelo muito longo': conheça o hairstylist Neandro Ferreira, novo colunista da Manequim


Siga minhas redes sociais @neandroferreira e @academianeandro e, se quiser trocar uma ideia comigo sobre este ou outros assuntos, é só me enviar um email para [email protected]

Temos novos textos a cada 15 dias aqui na coluna. Fiquem ligadas!

Último acesso: 28 Nov 2020 - 05:04:22 (1043566).