Produtos veganos têm diferença dos tradicionais na ação nos cabelos?
Cosméticos, como condicionadores e shampoos, veganos proporcionam algum efeito diferente no nosso cabelo? Na coluna desta semana, Luigi Moretto responde a essa pergunta
Cosméticos, como condicionadores e shampoos, veganos proporcionam algum efeito diferente no nosso cabelo? Na coluna desta semana, Luigi Moretto responde a essa pergunta
Os cosméticos veganos ganharam o mercado e o coração de muita gente que é contra a crueldade animal!
Marcas veganas protegem animais e não usam os testes comumente feitos para avaliação de novos produtos antes que eles cheguem até as nossas mãos. Mas, afinal, no caminho desta tendência de buscar alternativas para que os cosméticos sejam 100% ecologicamente corretos, há algum risco para o seu uso e será que eles surtem o mesmo efeito dos tradicionais?
Hoje, eu quero te ensinar a descobrir tudo isso.
É fácil notar que eles estão por toda parte. Nas maiores feiras de beleza, nas prateleiras e no banheiro de muita gente. Os cosméticos veganos chagaram para ficar, mas é importante você entender – antes de mais nada – que nem todo produto vegano é natural e nem todo produto natural é vegano.
Os veganos ajudam a contribuir com a diminuição da exploração animal, que ocorre por meio da extração de alguns ingredientes dos bichinhos. E, para ser vegano, um produto não pode ser testado e nem ter ingredientes desta origem. Porém, para ser um cosmético natural de verdade, é preciso ter uma formulação com ingredientes naturais e sem componentes sintéticos. Assim, um produto pode ser vegano, mas ter vários ingredientes sintéticos. Isso tem sido muito comum na grande indústria de beleza. Enquanto os naturais podem ter ingredientes de origem animal, como o mel, por exemplo.
Mas, vamos compreender sobre os produtos finais que chegam às suas mãos.
O shampoo vegano, por exemplo, costuma fazer menos espuma do que os tradicionais. Isso é resultado da sua formulação.
Entretanto, esse fator não altera seus benefícios e o poder de limpeza, desde que ele seja o indicado para o seu tipo de cabelo. E o mesmo vale para qualquer outro produto capilar: é preciso que você saiba o que o seu cabelo necessita e do que ele deve ser nutrido.
Assim, um cosmético pode ser vegano, natural, sintético, tradicional ou qualquer outro tipo: se ele não for para o seu estilo de madeixa, ele não vai servir para você.
Olhe os rótulos, leia com atenção e busque ajuda profissional para usar e comprar só aquilo que você vá usar – isso também é consumo ecologicamente consciente, combinado?
**
Confira outras dicas em outros textos da coluna de Luigi Moretto aqui na Manequim e no Instagram do profissional:
Ver essa foto no Instagram