Ao contrário do que muita gente quer acreditar, é só cortando os fios que eles conseguem crescer mais, mais rápido e mais saudáveis. A tal ‘vitamina T’, de ‘tesoura’, para o cabelo, não é papo furado, a explicação é biológica!
Para quem questionar alegando que os fios crescem do couro cabeludo e, por isso, a poda nas pontas pode não resolver nada, é só o corte que vai fazer a boa manutenção da saúde dos fios e do brilho do cabelo – pontos essenciais para o crescimento sadio.
Isso tudo porque, as pontas, por serem a parte mais antiga do fio, são as primeiras a darem sinais de fragilidade, opacidade, quebrando com mais facilidade e causando as temidas pontas duplas, que fazem o cabelo quebrar como um todo, portanto atrapalham o crescimento sadio. Quando elas são alinhadas pela tesoura, diminuem o frizz e alinham o comprimento todo desde a raiz.
Hora de fazer as pazes com a tesoura: quem não corta, não vê cabelo crescer!
Mas, atenção: não é só o corte que vai dar jeito nos fios. O crescimento saudável depende da saúde do organismo de modo geral, dos bons hábitos com alimentação e dos cuidados diários. Por isso, os encontros com a tesoura dependem do estado das madeixas, mas, na maioria dos casos, devem ser feitos a cada três meses. Agora, se os cabelos estiverem muito danificados, a atenção e o cuidado precisam ser em prazos mais curtos não só de corte, mas de um bom cronograma capilar.
**
Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hairstylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.
Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!