Fios novos ou fios danificados? Saiba como diferenciar e cuidar!
Sabe aquela dúvida eterna entre fios novos ou fios danificados? Aprenda agora as diferenças e saiba como cuidar dos fios rebeldes:
Sabe aquela dúvida eterna entre fios novos ou fios danificados? Aprenda agora as diferenças e saiba como cuidar dos fios rebeldes:
Sempre tem aqueles fios que insistem em serem ‘displicentes’ na hora de arrumar os cabelos. Isso pode acontecer por, basicamente, dois motivos que parecem ser iguais, fios danificados e fios novos, mas é preciso entender a diferença para tratar cada um deles e colocar cada um no seu lugar. Conhecidos como ‘Baby Hair’, eles são aqueles fios novinhos que estão em crescimento e nascem em torno da linha frontal do cabelo ou ao redor das têmporas. São mais finos e mais leves e, normalmente, mais curtos que o restante do cabelo.
E, apesar de serem bem perceptíveis, principalmente em pessoas de cabelos mais finos, eles fazem parte do ciclo normal de crescimento capilar. Para domar esses fios novinhos a regra essencial é nunca cortá-los, já que isso pode fazer com que nasçam mais desalinhados e rebeldes. A dica para domar é apostar em um spray fixador com a ajuda de uma escova de dentes para que o produto tenha mais adesão aos cabelos e os fios ficam mais alinhados. Depois de dominá-los é só esperar que eles cresçam.
Como os fios ‘baby hair’ se sobressaem, muitas vezes são confundidos com os fios quebrados e danificados. Para entender a diferença, os fios quebrados são aqueles que se rompem ao longo do comprimento, apresentam pontas irregulares e geralmente têm uma textura mais áspera em comparação com os fios ‘baby hair’.
Esses surgem pelo uso excessivo de ferramentas de calor, tratamentos químicos agressivos, penteados apertados e até mesmo o impacto causado pelo uso de travesseiros de algodão. Tudo isso pode levar à quebra dos fios.
Identificar a causa dos fios quebrados é essencial para implementar medidas corretivas e restaurar a saúde dos cabelos, mas de modo geral, os cabelos fracos e quebradiços precisam de reconstrução capilar feita com reconstrutores ricos em proteínas (queratina) e aminoácidos que moldam a estrutura da fibra. Eles vão devolver massa, força e elasticidade, deixando as madeixas com boa textura, mais maleáveis e resistentes. Ainda vale usar os óleos vegetais como aliados para ajudar na reposição lipídica nos fios.
Busque sempre ajuda para saber quais são os produtos indicados para cada caso, porque, ao contrário do que muita gente acredita, com os cabelos o ‘menos’ é mais saúde.