Fio dental para amenizar o frizz: truque do TikTok pode sim surtir efeito, mas emergencial
Na coluna desta semana, Luigi Moretto explica por que o famoso truque do fio dental no cabelo, que viralizou no TikTok, funciona
Na coluna desta semana, Luigi Moretto explica por que o famoso truque do fio dental no cabelo, que viralizou no TikTok, funciona
A moda está em alta no TikTok e foi batizado de #flosshack (que vem de floss, termo em inglês para fio dental) – uma técnica que consiste em passar um fio dental encerado bem rente à raiz do cabelo para abaixar os fios rebeldes.
Pode ser considerada uma solução rápida para o frizz, mas não é uma solução a longo prazo se levarmos em conta a umidade, o vento e a textura do cabelo que pode limitar os efeitos deste truque. Além disso, como o fio não é feito para isso, a cera presente no produto pode comprometer a integridade e a saúde dos cabelos.
Se a ideia é por mesmo um fim no frizz, eu tenho dicas mais efetivas que podem te ajudar e são até bem mais fáceis de aderir.
@hannahwarling have you tried this hair hack using dental floss?? tag me if you try it!! ib: @mattloveshair #hairvideo #hairtok #hairhacks #hairtips #hacks #fashion ♬ Sunroof – Nicky Youre & dazy
Pra começar a entender esse processo é importante que você tenha em mente que os fios ressecados são mais propensos a se revoltarem e causarem o frizz. Então, a hidratação deve ser o seu passo número 1. Comece preferindo shampoos e condicionadores que tragam esse benefício seguido de um leave-in com poder de hidratação para evitar que os danos do dia a dia prejudiquem o seu cabelo. Se for adepta dos secadores, chapinhas e afins, o leave-in obrigatoriamente deve conter protetor térmico na composição.
+++ ”Meu cabelo cai mais no outono”: saiba como cuidar dos fios na estação
No mais, sinta o seu cabelo e o conheça. Tem pessoas que simplesmente não devem lavar os fios todos os dias já que só isso pode ser o suficiente para causar os arrepiados. Lembre-se ainda de que o couro cabeludo produz uma oleosidade natural que mantém os fios hidratados e ajuda a evitar o frizz, e lavar as madeixas com frequência excessiva retira essa camada lipídica da fibra, deixando-a mais seca.
Mas, não existe regra de rotina ideal. Cada pessoa tem necessidades diferentes, então quem tem cabelo oleoso pode se beneficiar dessas limpezas mais regulares. Porém, com exceção desses casos, o ideal é dar pelo menos um dia entre as higienizações.
Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.
Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!
“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.
De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências.
Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!”.