Ícone do site

Conheça os quatro danos capilares mais comuns e como solucionar cada um deles

Published 16/06/2022
Conheça os quatro danos capilares mais comuns e como solucionar cada um deles

Conheça os quatro danos capilares mais comuns e como solucionar cada um deles - FREEPIK

Falta de corte, excesso de tintura, de descoloração, de uso de secador, da chapinha… O que não faltam são fatores que podem acabar com os seus fios, além de os deixarem desnutridos e com pouco brilho.

A boa notícia que eu quero dar para vocês hoje, é que com cuidados adequados e alguns tratamentos direcionados, você pode ajudar a restaurar a cutícula e, assim, melhorar a aparência do seu cabelo.

Para recuperar as células mortas, e dar mais vida aos fios, é preciso compreender o que fez seu cabelo ficar assim. Vamos um a um?

Conheça os quatro danos capilares mais comuns e como solucionar cada um deles

TINTURAS: Os corantes químicos podem remover a umidade natural do seu cabelo, tornando rapidamente o cabelo áspero.
Como melhorar: óleos capilares vegetais são uma excelente fonte para ajudar a reidratar o cabelo e suavizar a cutícula. Lave o cabelo com menos frequência (para a cor não sair tão rápido) usando apenas shampoos formulados para cabelos tingidos e os enxágue com água fria ou morna.

DESCOLORANTES: como ele é utilizado para remover a cor natural do cabelo, ele faz o fio inchar para que possa agir na parte interna do fio e assim dar pigmento para as madeixas. Esse processo pode deixar o cabelo seco, poroso, quebradiço e frágil.
Como reverter os danos: Aposte no cronograma capilar (te explicamos melhor abaixo) e use óleo de amêndoas. Aplique uma quantidade do tamanho de uma moeda de dez centavos nas pontas do cabelo antes de secar para reidratar os fios e diminuir o frizz. No mais, vale diminuir a frequência das chapinhas pelo menos nos primeiros dias após a descoloração além de usar cremes com proteção solar e evitar o cloro das piscinas.

E A CHAPINHA? TAMBÉM!

CHAPINHA, SECADOR E AFINS: O calor nos fios aquece as fibras capilares, deixa as cutículas levantadas e os cabelos porosos. As altas temperaturas ainda tornam o cabelo mais propenso a danos.
Para proteger os fios: As pequenas moléculas do óleo de coco penetram na cutícula externa e hidratam os fios de dentro para fora. Além disso, segurar o aparelho com cerca de 15 centímetros de distância do cabelo e usar um protetor térmico antes deles pode ajudar muito.

FALTE DE VITAMA T (DE TESOURA): Não cortar os fios, definitivamente, não é uma boa estratégia para deixar as madeixas longas. Os cortes feitos com frequência regular ajudam muito a manter seu cabelo saudável e bem cuidado e – quem passa muito tempo longe das tesouras aumentam as chances de pontas duplas secas. Mas, se você é daquelas que só corta em extrema necessidade, precisa necessariamente abusar de uma boa máscara capilar regularmente.
Agora que você já aprendeu a identificar e como salvar suas madeixas, não deixe de coloca-las em prática, combinado?
Um beijo e até semana que vem!

Sair da versão mobile