Como retardar o envelhecimento capilar?
Na coluna desta semana, hairstylist Luigi Moretto destaca como prevenir o envelhecimento capilar, a fim de garantir fios mais saudáveis e novos
Na coluna desta semana, hairstylist Luigi Moretto destaca como prevenir o envelhecimento capilar, a fim de garantir fios mais saudáveis e novos
Rotina de cuidados com os cabelos são essenciais e deveriam ser quase como uma religião. Os bons e básicos hábitos de comer bem, escovar os dentes, tomar banho e descansar são indispensáveis para manter a boa saúde e com os cabelos não pode ser diferente.
Dentro da rotina capilar, então, o consumo de boas proteínas, minerais e vitaminas são chave de sucesso para atrasar o envelhecimento capilar. E aqui não é uma referência apenas para evitar os cabelos brancos – longe disso. Mas para manter os cabelos saudáveis.
São substâncias como aminoácidos, proteínas, minerais e vitaminas que formam um grupo essencial para a manutenção da saúde do couro cabeludo. Além disso, são os perfeitos aliados na hora de retardar o processo de envelhecimento dos fios.
O envelhecimento capilar, que une o aparecimento de fios brancos ao afinamento da haste capilar, diminuição da densidade e aparecimento de entrada. É um processo natural, mas se aliado a uma má alimentação, desregulação do sono, aumento de estresse e grande incidência de radiação solar, podem fazer o relógio biológico andar mais rápido.
Se a ideia é atrasar esse processo, algumas medidas podem ser feitas, tanto de dentro para fora do organismo, como de fora para dentro. O foco deve vir com bons hábitos e com a ingesta de, principalmente, três elementos: vitaminas, minerais e proteínas. Lembrando que as vitaminas A, complexo B, C e E são as mais importantes nisso tudo. Da mesma forma que ovos, proteínas de origem animal, vegetais, leguminosas e oleaginosas.
De mesmo modo, minerais como ferro, zinco e cobre fazem toda a diferença no processo de regeneração dos fios, é de extrema importância tanto para os cabelos quanto as unhas, proteínas como queratina, biotina e cistina são cruciais para manter um cabelo forte e diminuir a queda.
Tudo isso pode ser feito tanto com a preferência para alimentos ricos nessas substâncias, quanto em tratamentos que elevam a saúde e a beleza dos fios.
A cistina é um aminoácido rico em enxofre, atua sobre a taxa de crescimento no folículo, a síntese proteica e o diâmetro capilar e atua na formação da queratina. Essa que, por sua vez, tem efeito sobre o crescimento de cabelos e das unhas, indicado nos casos de perda difusa dos cabelos (perda de cabelo por razões desconhecidas); alterações degenerativas na estrutura do cabelo (cabelo enfraquecido, fino, não maleável, sem vida, opaco e sem cor); danificados pela luz do sol e radiação UV. Já a vitamina B1 previne a queda capilar e a biotina contribui para a saúde do cabelo, auxiliando na prevenção da queda capilar.
Mas, para escolher o melhor tratamento nessa corrida contra o tempo, precisamos entender exatamente o que cada cabelo necessita. Assim, sabemos qual cronograma capilar que devemos aplicar. Portanto, busque ajuda e trate dos seus fios com o mesmo carinho que você cuida da sua saúde e da sua beleza.
Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hairstylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.
Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!