O ano está começando, e em nossa primeira conversa do ano vamos falar sobre a prática amada por nós mulheres, e que se intensificou nos últimos anos para cá, a rotina de skincare. Muitas são as dicas, trends, os tutoriais na internet e recomendação de produtos, mas é aí que mora o perigo: você sabia que para cuidar da pele é importante entender quais são suas características individuais, as necessidades da sua pele e entender diversas variáveis, como o clima e estação em que ela está exposta? E por isso, é importante adaptar sua rotina de skincare com as necessidades que o verão traz. A maioria de nós lembra apenas de usar produtos específicos nos dias ensolarados, na praia e piscina, esquecendo de realizar a troca dos produtos para a estação em nosso dia a dia e comete erros que podem trazer malefícios para a pele.
Condições como marcas, manchas, ressecamento, espinhas e cravos na pele são resultados de erros comuns na nossa rotina de skincare, como lavar o rosto com água quente, usar inadequadamente o protetor solar ou não utilizá-lo todos os dias, realizar esfoliação excessiva, não hidratar a pele oleosa, utilizar a toalha de rosto várias vezes ou até não realizar a troca de produtos com os ativos certos para a estação. Por isso, hoje vamos entender o que não se deve fazer, para você aproveitar o verão, os feriados e o carnaval com a pele saudável. E quais são os erros frequentes na estação?
Erros de skincare no verão: saiba o que não fazer
1-Ácidos em excesso
No verão, mais do que qualquer outra estação, a mudança de rotina de cuidados com a pele é indispensável. Produtos com ácidos, atuam no tratamento de acne, rugas, flacidez e manchas, mas no verão pode se tornar um grande vilão para a nossa pele se utilizado sem orientação de um especialista, isso porque o componente pode causar descamações, marcas e manchas na pele, já que a maioria deles como o ácido retinoico são fotossensíveis, ou seja, causam irritações a pele na presença do sol ou calor.
2- Aplicação incorreto do protetor solar
Outro ponto importante que devemos nos atentar para evitar as manchas na pele é a aplicação incorreta do protetor solar nos dias mais quentes já que, caso o produto não seja espalhado uniformemente, há uma produção desigual de melanina e, consequentemente, a radiação queimará a pele de forma desigual também, provocando as temidas manchas e deixando a pele sem uniformidade. A proteção contra os raios solares é indispensável e deve ser realizada diariamente até mesmo em dias nublados. O produto deve ser aplicado em todas as áreas que ficarão expostas ao sol, incluindo as mãos, lábios, pescoço e orelhas. Opte sempre por produtos oil free com fator de proteção solar superior a 30, resistente a água e com tecnologia contra poluição. Não se esqueça de reaplicar o produto a cada 2 horas.
3-Lavar a pele oleosa em excesso e não hidratá-la
Além das marcas, outras condições muito comuns da estação são o ressecamento da pele e o surgimento de acnes. Diferente do que muitas pessoas acreditam, no verão as peles mais oleosas também podem sofrer com ressecamento, isso porque temos o costume de, nos dias mais quentes, lavar mais o rosto e utilizar produtos de limpeza que podem ser agressivos à pele e irritá-la, causando o efeito rebote. Isso acontece porque o excesso de higienização remove os óleos naturais deixando a pele mais fragilizada. Quando ocorre uma falta de umidade, o nosso corpo aumenta a produção de óleos para auxiliar na lubrificação da pele.
Outro ponto, é achar que por ser uma pele mais oleosa, não é necessário hidratá-la. Na rotina, a combinação de componentes espumantes agressivos, o aumento da oleosidade da pele, e a falta de hidratação, contribuem na formação de acnes na pele. Após higienizar sua pele, utilize um creme hidratante da sua preferência, vale investir em produtos em formato de séruns a base de vitamina C, ácido hialurônico e vitamina B5. E não se esqueça da hidratação externa, o indicado é consumir pelo menos 2L de água por dia.
4-Esfoliação em excesso
Outro erro comum no verão é realizar a esfoliação excessiva. Devemos lembrar que esfoliar a pele todos os dias retira a sua camada de proteção, deixando-a mais suscetível a sensibilidade e infecções, além de causar vários graus de inflamação em nossa pele, levando até ao agravamento do melasma e manchas escuras. No entanto, não proibimos a esfoliação na estação, já que o processo além de auxiliar na eliminação das células mortas, também ajuda na fixação, durabilidade e uniformidade dela ao longo da estação. Por isso, o indicado é realizar o processo a cada 15 dias, opte por um esfoliante mais abrasivo para o corpo e um menos para o rosto.
5-Não trocar a toalha de rosto
O hábito de utilizar a toalha de rosto mais de cinco vezes também é algo que pode trazer danos à nossa pele. Afinal, quando o objeto está sujo transmite impurezas para o rosto. Dessa forma causando irritações e disseminando bactérias na pele, e resultando no aparecimento de infecções e inflamações, como a acne. Além da troca diária, quando for utilizar a toalha, não esfregue-a no rosto. Passe a toalha levemente com tapinhas pela região, no intuito de evitar vermelhidão, sensibilidade, irritação, linhas de expressão e o envelhecimento precoce da pele.
Todos os produtos que utilizamos e todas as decisões que tomamos em relação a nossa pele é de suma importância serem assistidos por um especialista. Isso porque ele irá te orientar da melhor maneira, como o caso da utilização dos ácidos da forma correta. Já que o ativo usado de maneira correta promove a renovação celular, uniformiza a tonalidade e melhora a textura da pele.
Lembre-se sempre que os benefícios de se ter uma rotina de skincare vão muito além de uma pele bonita e com aspecto de mais jovem. Trata-se de um momento de autocuidado e conexão consigo mesma!
**
Com a missão de cuidar de seu paciente por um todo, visando sempre o cuidado, saúde e bem-estar, a Dra. Mariana Veloso é graduada pela Faculdade de Medicina 9 de Julho. Além disso, possui Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pós-graduação em Dermatologia pela ISMD. Referência na área de dermatologia e em medicina estética em Sorocaba, onde oferece aos seus pacientes a busca por uma beleza com consciência e naturalidade. Para oferecer o que há de melhor para os seus pacientes, está sempre em busca de atualização, participando ativamente de pesquisas, congressos e eventos. É membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética.
Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!