Ícone do site

Açúcar e pele: quais são os efeitos do ingrediente a longo prazo na sua saúde?

Published 02/09/2022
Açúcar e pele: quais são os efeitos do ingrediente a longo prazo na sua saúde?

Açúcar e pele: quais são os efeitos do ingrediente a longo prazo na sua saúde? - FREEPIK

Quando falamos em açúcar e suas consequências, é normal já remetermos ao ganho de gordura. Mas você sabia que seus malefícios vão muito além de alguns quilinhos a mais na balança? Além de contribuir com o ganho de peso e desencadear doenças como a diabete, o açúcar também afeta diretamente a nossa pele, atrapalhando os resultados desejados com a rotina de skincare.

AÇÚCAR DEMAIS DESENCADEIA A GLICAÇÃO: MAS, O QUE É ISSO?

O excesso de açúcar desencadeia um processo de glicação em nosso organismo, que é ocasionada por uma reação em que carboidratos, como a glicose, se ligam permanentemente a proteínas, como a elastina e o colágeno, substâncias responsáveis pela firmeza da pele. Com isso, o açúcar faz com que as proteínas se quebrem, o que aumenta o processo de envelhecimento cutâneo e a flacidez. É uma ação tão danosa quanto a dos radicais livres.

Claro que, não vamos deixar de comer um docinho de vez em quando, mas é importante termos cada vez mais consciência sobre os efeitos do açúcar em nosso corpo, para fazer um consumo equilibrado. Quando ingerimos o açúcar, ele acaba acionando uma série de mecanismos dentro do nosso corpo e os malefícios não se restringem apenas à pele. Eles também estão relacionados à obesidade, às alergias alimentares, além disso, ele pode desativar o sistema imunológico e prejudicar suas defesas contra doenças infecciosas.

PROBLEMAS COMUNS CAUSADOS PELO AÇÚCAR NA PELE

Entre os problemas mais recorrentes causado pelo açúcar na pele está a acne. Essa é uma condição comum em adolescentes, no entanto, quando existe um alto consumo de açúcar, principalmente de chocolate, elas ficam mais propensas a aparecer, isso porque os alimentos com um alto nível de açúcar favorecem o aumento na produção de sebo, que entope os poros, por consequência deixando a pele mais oleosa. Além disso, com a absorção pela ingestão de açúcar, nossa pele sofre um processo de oxidação celular, causando manchas e flacidez.

Outro fator que pode ser desencadeado por esse consumo desenfreado são as temidas olheiras. A falta de sono sempre é associada quando se fala de olheiras, mas os doces e o baixo consumo de água também podem causar o escurecimento na região dos olhos. Isso porque os níveis glicêmicos são elevados e nosso corpo não consegue absorver por si só todo o açúcar que consumimos.

Além de rugas, acne e manchas na pele, o açúcar está associado à inflamação. A rosácea, por exemplo, está diretamente relacionada ao inchaço e o consumo de açúcar, já que um dos motivos das aparições das manchas no rosto é causado pelo aumento da glicose no organismo.

Por isso, é fundamental pensarmos em nossa saúde a longo prazo e evitar os alimentos de alto índice glicêmico, como massas, doces e refrigerantes que cooperam para a reação da glicação. Substitua os carboidratos simples como pão francês, arroz branco e doces por carboidratos integrais e o açúcar refinado pode ser substituído pelo mascavo ou mel. Esses produtos são mais naturais e têm substâncias antioxidantes e vitaminas que são interessantes para a beleza e saúde da pele.

O que fazer para conseguir uma pele saudável?

E não se esqueça de que para uma pele bonita e saudável é indispensável uma boa rotina de pele, principalmente se você exagerou no consumo de açúcares. Aposte em substâncias antiglicantes e que sejam associados aos ativos antioxidantes. Essa combinação irá inibir as ações do açúcar que prejudicam o colágeno, protegendo essas fibras e trazendo a firmeza, elasticidade e sustentação para a pele.

Lembrem-se, o nosso corpo é a nossa casa, e devemos pensar nele sempre com carinho, com consumo responsável, para que ele funcione com plenitude a longo prazo, nos proporcionando um amadurecimento cheio de autoestima e bem estar.

**

Sobre a Dra. Mariana Veloso

Com a missão de cuidar de seu paciente por um todo, visando sempre o cuidado, saúde e bem-estar. A Dra. Mariana Veloso é graduada pela Faculdade de Medicina 9 de Julho, possui Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pós-graduação em Dermatologia pela ISMD.

Referência na área de dermatologia e em medicina estética em Sorocaba, atualmente possui uma clínica no bairro Campolim, onde oferece aos seus pacientes a busca por uma beleza com consciência e naturalidade.

Para oferecer o que há de melhor para os seus pacientes, a especialista está sempre em busca de atualização, participando ativamente das organizações de maior representatividade em pesquisas, congressos e eventos em São Paulo, Lisboa, San Diego, Madri, Washington e Paris. É membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética.

Sair da versão mobile