Publicidade

Verão 2021: como evitar cabelos esverdeados na piscina? Pode clarear os fios no sol? Tricologista responde!

Viviane Coutinho, tricologista e especialista no fios capilares, traz dicas práticas

Brunna Gonçalves e Hariany Almeida são duas personalidades que já ostentaram fios bem claros – Reprodução/ Instagram

O verão está aí e não é só a pele que precisa de proteção solar, viu? Nossos cabelos também são sensíveis e precisam de cuidados especiais nessa época do ano, especialmente os tingidos. 

Publicidade

A tricologista Viviane Coutinho explica que os fios com tintura podem ficar manchados ao serem expostos muito tempo ao sol.

“Os raios solares podem causar uma maior degradação, modificando a coloração atual do cabelo tingido”, afirma. 

A mesma situação acontece quando a pessoa vai à piscina com frequência. Não é raro vermos os cabelos de tons mais claros ficarem esverdeados quando entram em contato com a água da piscina, que geralmente recebe sulfato de cobre em seu tratamento. 

“Não existe um perigo maior para os cabelos mais claros ou mais escuros. Na verdade, esse tipo de alteração pode ocorrer em qualquer tom, porém os mais claros às vezes ficam mais evidenciados”, explica.

Publicidade

Para proteger as madeixas e o couro cabeludo nessa época do ano, não tem segredo. “O uso de um bom chapéu já ajuda bastante. Hoje, encontramos opções com filtro solar e modelos mais arejados”, indica a especialista. “Além disso, alguns produtos finalizadores ocasionam uma oclusão na fibra, diminuindo os riscos de degradação, além de mantê-los mais condicionados.”

É saudável clarear os fios com exposição ao sol?

Há quem utilize o sol para mudar a coloração do cabelo, clareando os fios naturais através da exposição. De fato, os raios solares têm esse efeito clareador. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, essa “técnica” não é nada saudável. 

Publicidade

Segundo Viviane, a mesma linha de raciocínio de exposição da pele precisa ser pensada sobre a exposição dos fios. “Muitas pessoas gostam da famosa marquinha de biquíni, mas a exposição excessiva ao sol, principalmente nos horários em que os raios solares estão mais fortes, entre às 10h e 16h, aceleram o processo de envelhecimento da pele. Com o cabelo, acontece a mesma coisa”, afirma.

“O sol pode causar essa degradação, diferenciando o tom do cabelo para o mais claro, porém de uma forma não saudável. Assim como nos preocupamos com a proteção da nossa pele no verão, o ideal também é adotarmos essa filosofia de retardar o desgaste dos fios”, completa a tricologista.

Que tal cuidarmos mais dos nossos queridos fios? Aproveite o verão, mas lembre-se: proteja sua pele, seu cabelo, sua saúde!

Publicidade