beleza   / Quarentena

Utilizar a máscara é essencial, mas quais os cuidados que devemos ter com a pele do rosto? Entenda

O uso obrigatório da máscara faz com que precisemos tomar alguns cuidados com a nossa pele; veja quais são

MANEQUIM Publicado quarta 17 junho, 2020

O uso obrigatório da máscara faz com que precisemos tomar alguns cuidados com a nossa pele; veja quais são
Utilizar a máscara é essencial, mas quais os cuidados que devemos ter com a pele do rosto? Entenda - Pinterest

Utilizar a máscara para se proteger do coronavírus e não disseminar a doença é mais que necessário neste período de pandemia que estamos enfrentando. Porém, o uso frequente dessas peças no rosto exige que tenhamos alguns cuidados extras com a nossa pele também.

O uso constante da máscara de proteção sem que haja uma boa higienização do produto e do rosto pode causar sérios problemas na pele, como marcas, infecções cutâneas, alergias, etc. Para evitar quaisquer problemas deste tipo, listamos alguns cuidados que você precisa ter a partir de hoje:

Limpeza e hidratação em dobro

A máscara tende a abafar conteúdo hídrico cutâneo, o que impede que a pele fique ressecada durante o dia. Porém, problemas como rosáceas e acne pioram. Isso ocorre em decorrência do abafamento na região e aumento de temperatura, além da retenção de sebo.

A tendência é que cheguemos em casa e lavemos o rosto ao final do dia para que ele fique completamente limpo e livre de oleosidade. Acontece que, por mais agradável que seja a sensação momentânea, ocorre o que chamamos de "efeito rebote", que consiste na retirada total da proteção da pele. Assim, nosso organismo passa a produzir mais óleos, o que favorece o aumento da quantidade de acne. Para saber um pouco mais sobre o efeito rebote, CLIQUE AQUI.

Por isso, ao chegar em casa, lave bem o rosto. Em seguida, utilize um creme hidratante de sua preferência e deixe sua pele descansar.

Atente-se ao tipo de tecido

De forma geral, as máscaras de tecido, geralmente feitas de algodão, ou até mesmo o modelo mais indicado, N95, não costumam irritar a nossa pele. Já os tecidos sintéticos, tendem a não deixar a pele do rosto "respirar", o que pode agravar os problemas citados no tópico acima.

+ VEJA: Tecidos sintéticos não são recomendados para sutiãs. Confira quais cuidados você deve ter com essa peça íntima.

Não se esqueça do protetor solar

Utilizar as máscaras de proteção não significa que devemos abandonar alguns produtos essenciais, como o protetor solar. Realmente, não há a necessidade de aplicar nas partes cobertas pela máscara, a não ser que você tenha alguma condição como câncer de pele ou algum distúrbio pigmentar, como melasma ou vitiligo. Mas, na faixa dos olhos e testa, devemos sim manter a proteção contra os raios UV.

Último acesso: 07 Jul 2020 - 18:20:44 (1042866).