beleza   / Cuidados com os fios

Sejam eles crespos, lisos ou ondulados: saiba qual é o pente ideal para o seu tipo de cabelo

Saber como cuidar dos fios é essencial, e a escolha do pente faz parte deste zelo; confira

MANEQUIM Publicado quinta 30 julho, 2020

Saber como cuidar dos fios é essencial, e a escolha do pente faz parte deste zelo; confira
Sejam eles crespos, lisos ou ondulados: saiba qual é o pente ideal para o seu tipo de cabelo - Foto de cottonbro no Pexels

Você sabia? A história do pente se iniciou por volta de 2.300 a.C, na época em que os babilônios desenvolveram uma espécie de instrumento feito com espinhos de plantas para escovar as madeixas. Com o passar dos anos, o pente foi ganhando suas variações e sua devida importância no universo capilar.

Mesmo assim, são várias as pessoas que ainda não tem noção da importância do pente correto na hora de cuidar dos fios e evitar problemas como a queda de cabelos e o frizz. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você escolher o pente certo dependendo do seu tipo de cabelo. Confira:

Cacheados / Ondulados

Normalmente, os fios encaracolados são mais finos e frágeis, por isso, dê preferência aos pentes que tenham os dentes mais largos, geralmente de 2 milímetros a 3 milímetros de distância. Neste caso, os pentes de madeira ou de plástico, desde que sejam ionizados, são ideais, pois auxiliam na redução do frizz.

Para desembaraçar os fios cacheados ou ondulados, há uma divisão correta. Uma dica é borrifar água nos cabelos, caso eles não tenham sido lavados no momento em que você for pentear. O profissional Ivan Santos comentou recentemente em entrevista ao portal RG sobre como pentear os cabelos cacheados: “Faça uma linha circular, começando na ponta da sobrancelha e seguindo sobre a orelha até completar um círculo. Prenda a parte superior, umedeça a parte inferior e comece a desembaraçar a partir das pontas, indo progressivamente em direção à raiz. Depois solte a parte superior e repita o processo. Podem ser utilizados óleos, silicone e leave-in para auxiliar no processo”.

Crespos

Assim como os ondulados, os cabelos crespos também apresentam certa fragilidade, pois normalmente têm uma textura fina, o que facilita a quebra se forem desembaraçados de forma incorreta. Os melhores pentes para essa textura de cabelo também são os largos, porém, com uma abertura entre os dentes ainda maior, ou seja, de 4 milímetros a 6 milímetros. Lembrando que este tipo de pente é conhecido como pente garfo, e também serve para dar volume aos fios, principalmente na raiz.

Lembrando que, para quem tem cabelos crespos, é importante nunca desembaraçá-los secos para que eles não quebrem. Santos ainda orientou: “Faça uma divisão começando no meio da testa até a nuca e depois dívida de orelha a orelha, num formato de cruz. Após prender as 4 seções, comece desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, prosseguindo até a parte superior. Também podem ser utilizados óleos e silicone para facilitar o desembaraço”.

Lisos

Dentre os cabelos lisos, há uma grande dificuldade: os fios variam muito conforme sua textura (finos, grossos, mistos). Por isso, os melhores pentes para os cabelos lisos são os de plásticos com dentes não muito espaçados. Ainda, se puder, de preferência aos pentes profissionais. Isso fará a diferença.

Para esse tipo de cabelo, não há a necessidade de usar um borrifador na hora de pentear, ou até mesmo qualquer tipo de óleo. E lembrando que estamos falando do momento de desembaraçar os fios, e não de hidratá-los. Santos indicou: "Não é indicado o uso de borrifador nem de óleo e silicone, porque esses produtos deixam o cabelo liso muito pesado e oleoso. Nesse caso, você vai precisar apenas de uma escova raquete, que pode ser quadrada, arredondada ou oval.”

Último acesso: 15 Aug 2020 - 09:57:24 (1043091).