beleza   / Maquiagem

Seja de base, pó, blush ou sombra! Veja como higienizar corretamente seus pincéis de maquiagem

Limpar os pincéis frequentemente é um passo importante na hora da make. Fica a dica!

MANEQUIM Publicado segunda 28 setembro, 2020

Limpar os pincéis frequentemente é um passo importante na hora da make. Fica a dica!
Seja de base, pó, blush ou sombra! Confira como higienizar corretamente seus pincéis de maquiagem - Foto de Dids no Pexels

Muitas pessoas não sabem, mas higienizar os pincéis de maquiagem corretamente, sejam eles de sombra, pó, blush e principalmente base, é um grande passo na hora de criar aquela make, seja ela para o dia a dia, ou para aquele evento que pede um esfumado bafônico!

Além de eliminar os resíduos antigos e possíveis bactérias acumuladas nas cerdas que podem agredir sua pele, gerando, por exemplo, acne, a limpeza dos pincéis ainda garante uma durabilidade maior da maquiagem.

+ VEJA: Dificuldades na hora de passar o esmalte? Confira 5 dicas para pintar as unhas em casa como uma manicure

Pensando nisso, separamos algumas dicas simples de como limpar seus pincéis corretamente para você cuidar cada vez melhor desses artigos de beleza. Vale a pena conferir:

INVISTA EM PRODUTOS DE LIMPEZA ESPECÍFICOS

Há poucos anos, a limpeza dos pincéis não era uma preocupação das marcas de maquiagem. Porém, atualmente, muitas empresas se atentam aos os cuidados dessas peças. Por isso, criaram produtos que podem ser utilizados no seu dia a dia para higienizar as cerdas de maneira prática e rápida. Basta borrifar o líquido, esfregar sutilmente os pelinhos em movimentos circulares em um papel-toalha e fim! Seu pincel estará pronto para ser usado novamente.

SHAMPOO NEUTRO OU SABONETE BACTERICIDA

Vale lembrar que as limpezas corriqueiras com produtos industrializados próprios se fazem necessárias. Porém, nada substitui uma boa lavagem debaixo d'água. Para isso, você pode utilizar um shampoo neutro ou até mesmo um sabonete bactericida. Dependendo da frequência com que você usa os pincéis, os de base, por exemplo, podem ser lavados de uma a duas vezes na semana.

CUIDADO COM OS CABOS DE MADEIRA

Vale lembrar também que estamos falando dos cuidados com as cercas do pincel. O cabo, geralmente feito de madeira, deve ficar LONGE da água! O material úmido pode apodrecer com mais facilidade. Além disso, a água em contato direto com a madeira é responsável por, muitas vezes, soltar a cola que junta o próprio cabo com as cerdas.

+ VEJA: Quer modelar os cabelos em casa? Veja como fazer uma escova perfeita digna de salão em apenas 3 passos

A SECAGEM É OUTRO PASSO IMPORTANTE

Lavar os pincéis exige paciência. Por isso, assim que higienizá-los com água e sabão, espere que eles sequem completamente. É bacana que, ainda com as cerdas molhadas, você tire o excesso de água com as mãos, e devolva seu formato natural. Molde com os dedos e deixe secar desta maneira. NUNCA use o secador de cabelos para secar seus pincéis.

SUPERFÍCIES QUE PODEM TE AJUDAR

Por fim, vale dizer também que já existem no mercado alguns produtos com superfícies de silicone ou borracha, por exemplo, que auxiliam na lavagem dos pincéis. Caso você queira criar uma superfície desta em casa, gastando pouco, basta escolher uma tampa de plástico com tamanho considerável e fazer algumas "cobrinhas", bolinhas, etc. com cola quente para criar uma textura. Quando for lavar seus pincéis, esfregue por cima da tampa e veja a diferença!

Último acesso: 20 Oct 2020 - 12:27:12 (1043326).