Além de serem negras, lindas e poderosas, as modelos Joan Smalls, Liya Kebede, Chanel Iman e as brasileiras Laís Ribeiro e Cris Vianna têm outra coisa em comum: sabem valorizar sua beleza. Mas, pela popularidade que alcançou, o exemplo mais emblemático talvez seja a top Naomi Campbell. “Ela quebra as regras optando por um corretivo bem mais claro que o tom da pele dela e fica linda”, diz o maquiador Saulo Fonseca, que já teve oportunidade de trabalhar com a modelo britânica. “Quando o maquiador finaliza, a Naomi faz questão de dar seu toque pessoal”, conta. Isso só confirma que conhecer seus pontos fortes é fundamental para acertar no make.
Fonseca lembra que o iluminador deve ser aplicado com moderação embaixo dos olhos, na lateral do rosto (próximo às maçãs), na base do nariz e no ossinho do nariz em direção à testa. “Use um tom mais claro que o da sua pele e vá fazendo um dégradé”, ensina. Dê preferência aos iluminadores em tons de cobre, dourado, rosado ou prateado.
As cores, aliás, são decisivas para valorizar a pele negra. Saulo recomenda apostar em tons quentes, como o laranja e o pink, e evitar os frios, como o azul-claro e o lilás. E, para garantir um look equilibrado, vale lembrar: se for fazer um olho colorido, deixe a boca discreta. “Uniformizar os lábios com corretivo cor da pele e depois passar gloss transparente dá um efeito incrível”, diz.
Segundo o maquiador, alguns equívocos podem comprometer o make. Usar base de fundo amarelo, por exemplo, deixa a pele negra acinzentada. Aplicar muito pó também. “A pele negra tem um brilho natural que não tem nada a ver com oleosidade. Então, não exagere no pó”, alerta. A ordem é ressaltar as características naturais, como os lábios volumosos. “Tons fortes, como o vermelho e o vinho, ficam espetaculares nas mulheres negras”, diz Saulo.