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Especialista dá dicas de alimentos para incluir na dieta Low Carb: ''Não é a hora de perder peso, mas sim de cuidar da imunidade''

A médica alertou que arroz, feijão, bolachas e macarrão devem continuar fora da dieta

Manequim Publicado terça 24 março, 2020

A médica alertou que arroz, feijão, bolachas e macarrão devem continuar fora da dieta
Nutricionista dá dicas de como manter a Low Carb durante a quarentena - Sean Gallup/Getty Images

Esta é uma boa hora para mostrarmos que se você faz da Low Carb seu estilo de vida, e não só uma dieta momentânea, você conseguirá adaptá-la para momentos como este, em que precisamos aumentar a nossa imunidade sem engordar nadinha.

Bem, sabemos que a Low Carb consiste numa dieta de baixíssima ingestão de carboidratos, a fim de que seu corpo comece a utilizar a gordura como fonte de energia e não mais o açúcar, fazendo assim com que perca peso.

O “problema” é que consequentemente baixa-se também a ingestão das frutas e legumes que contêm uma taxa alta de carboidratos /açúcares, o que é totalmente desaconselhável neste momento -- afinal, precisamos estar com nosso sistema imunológico muito bem reforçado.

Então, o que fazer?

Segundo a Dra. Bruna Marisa, médica, membro da SBEM, pós-graduada em medicina ortomolecular e especialista em Emagrecimento e Low Carb, “este momento não é o de perder peso, mas sim de pensar em melhorar a saúde, a qualidade de vida”.

Para isso, ela orienta seus pacientes a inserirem na dieta alimentos que irão fortalecer o sistema imunológico, como as vitaminas, os minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

“Neste momento, vamos voltar com as frutas e legumes, que são as maiores fontes de nutrientes que temos. Vamos continuar com os ovos e as carnes e, aumentar um pouco mais a cota de carboidrato, que ao invés de 40 a 80g por dia, passará para 100 a 200g /dia para fortalecer o sistema imunológico como precisamos”, diz a Dra. Bruna Marisa.

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Frutas cítricas como o limão e a acerola são ricos em vitamina C e já fazem parte da Low Carb, mas neste momento é importante também inserir a laranja, a banana e a maçã.

Podemos e devemos abusar dos vegetais verdes escuros, que são ricos em ácido fólico. Carnes, castanhas, sementes e leguminosas são ricas em zinco, que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

O Gengibre é rico em vitaminas C, B6 e tem ação bactericida, além de tratar inflamações da garganta e auxiliar nas defesas do organismo.

O própolis, muito importante para todos, regula o sistema imunológico, é antibacteriano e antiviral. Estimula a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

"Faça uso de própolis!", orienta a especialista.

O alho é rico em vitamina A, C e E, portanto, um forte aliado contra a baixa imunidade, assim como a cebola que é anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e antiparasitária e não podemos deixar de fora da dieta.

Por fim, não devemos esquecer da cúrcuma, que é anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.

"Outra coisa importante é que o vírus vai afetar pessoas mais fracas, então, mantenha-se forte. Pratique seus exercícios diariamente para fortalecer seu corpo. Ainda que você não frequente academias nesta fase, experimente fazer seus treinos e exercícios ao ar livre ou mesmo em um cantinho confortável em sua casa. O importante é não parar", reforça a médica.

"Concluindo, agora não é a hora de perder peso, mas sim de cuidar da imunidade e manter seu corpo saudável e preparado para enfrentar estes tempos difíceis, lembrando que o arroz, o feijão, as farinhas, o macarrão, bolos, biscoitos etc, não possuem nutriente algum, portanto, continuam fora da dieta mesmo nesta fase", lembra a Dra. Bruna Marisa.


Dra. Bruna Marisa é médica, pós-graduada em Endocrinologia, membro da SBEM, pós-graduada em Medicina Ortomolecular, especialista em Emagrecimento e Low Carb, com vários cursos na área de Medicina Esportiva, onde também atua. Autora do E-Book: Guia de Emagrecimento Definitivo e Duradouro.

Último acesso: 25 May 2020 - 06:41:34 (1042438).