Todo cuidado com o corpo é pouco nessa quarentena, principalmente, pois recorrer a profissionais não está sendo uma tarefa fácil.
Nosso papo hoje é sobre unhas encravadas. Quem sofre desse mal sabe o quão desagradável é conviver com os dedos dos pés machucados e inflamados, não é mesmo?
Segundo a podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet, Malu Pinheiro, entrevistada pela revista AnaMaria, o correto ao se identificar uma unha encravada é procurar imediatamente um profissional.
“É possível encontrar um podólogo que faça atendimento sem descumprir as recomendações de higiene e com horário marcado. Resolver sozinho em casa não é o ideal também, pois não dispomos do equipamento adequado e, na grande maioria dos casos, isso só piora a situação, inflamando ainda mais o dedo.”, declarou a especialista.
Por isso, Malu listou uma série de cuidados para evitar as unhas encravadas:
1. Evite o uso de sapatos apertados ou mesmo frouxos demais.
2. Opte pelo uso de meias que absorvam de forma adequada transpiração dos pés. E lembre-se: nunca utilize a meia usada por mais de um dia. Isso poderá, além de facilitar que a unha encrave, o desenvolvimento de fungos no local.
3. Faça uso de hidratantes desenvolvidos especificamente para a região dos pés.
4. Fique atento se há alguma alteração na coloração das unhas, bem como seu espessamento ou descolamento.
5. Não compartilhe lixas e alicates, até mesmo com familiares.
6. Ao efetuar o corte das unhas em casa, busque fazê-lo da forma menos invasiva possível. Corte-as de forma reta, não tão curta, arredondando os cantos..
7. Quem não tem habilidade para manuseio do alicate, pode lixar a unha até o tamanho que o incômodo diminua. Além disso, ela evitará muitas vezes pontas nas unhas que poderiam te machucar.
8. Sempre tenha muito cuidado ao fazer esses procedimentos para que não ocorra ferimentos, o que pode causar muito incômodo ao andar ou mesmo colocar um sapato.